Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESTRATEGIA DIDÁTICA USANDO JOGO DE TRILHA NO ENSINO DE BIOLOGIA COM A INCLUSÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NA SALA DE AULA.

Palavra-chaves: CANDOMBLÉ, JOGOS, RELIGIÃO, ESCOLA, ESCOLA Pôster (PO) GT-17 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE RELIGIOSA
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O candomblé é uma religião que se constituiu no Brasil no século XIX, tendo sido um dos responsáveis pela preservação do patrimônio cultural dos africanos escravizados (PRANDI, 1995). Os elementos da religião chegaram com o tráfico de escravos, tanto externo quanto interno – o que favoreceu a fusão de várias crenças africanas no Brasil, principalmente por conta da diversidade cultural dos africanos trazidos. As poucas informações disponíveis sobre as primeiras manifestações das religiões de matriz africana no Brasil referem-se aos serviços de cura oferecidos por africanos e seus descendentes (COSSARD, 2006). Os negros se organizavam em torno dos chamados candomblés rurais, espaços de culto que ofereciam consultas a pessoas doentes, inclusive aos senhores de engenho, que sofriam com a carência de médicos formados (MONTERO, 1985). O candomblé é uma religião com um vasto potencial simbólico, com estreita ligação com o universo sagrado da música, da dança e outras técnicas corporais, além de guardar segredos do uso de plantas e ervas medicinais. Assim como ocorre em outras religiões, significados acerca da doença, da morte e de outros infortúnios, bem como um conjunto de hábitos e práticas ligadas ao corpo e à saúde são produzidos ou difundidos através de seus preceitos e rituais. As folhas formam uma grande força na farmacopeia africana. Os orixás são divindades identificadas com elementos da natureza (o mar, a água dos rios, o trovão, o arco- íris, o fogo, as tempestades, as folhas etc.). Para cada orixá, Deus (Olorum) o pai de todos os orixás, deu um pedaço da terra e um domínio das forças da natureza (PRANDI, 1995). E é sobre esse domínio natural e sua força que a aula foi elaborada para os alunos. É importante que se difunda, e que se quebrem esses paradigmas das religiões afro-descendesnte, pela importância de sua origem e pela força da construção da religião cristã predominante no Brasil e que tem forte influencia das religiões africanas. A grande maioria usa-os porque é tradição usá-los, e frente ao grande preconceito que ainda existe na difusão dessa religião que forma nossa base religiosa aqui no Brasil, foi criada em 2003 a Lei 10.639, que obriga o ensino os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Tendo como base essa Lei e a necessidade que se tem em combater o preconceito arraigado por muito tempo, esse trabalho teve como objetivo difundir na sala de aula, através de um jogo didático, a designação de cada divindade africana (orixás) e suas respectivas formas de manifestação, como também a vasta cultura das folhas e ervas utilizadas em seus rituais e que tanto fornece material para a nossa farmacopeia atual. O processo foi considerado como objeto construtor do conhecimento de biologia numa visão construtiva, apoiada nas ideias de Piaget. A investigação delineou-se qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação e obtenção de fotos em que houve o desenvolvimento da atividade e do material produzido, analisando a interação entre sujeito e objeto.

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