Este texto apresenta resultados de pesquisa realizada no TCC–Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) na Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Verificou-se de que forma os materiais didáticos presentes em aulas do ensino médio da EJA e pesquisados por seus professores, como artigos, livros científicos, monografias e periódicos orientam a profissionalização do educando da EJA. Esta discussão baseia-se nas contribuições de Albuquerque (2006), Freire (1993), Haddad (2007), Líbaneo (2005), Lopes (2008), Piletti (1995) que consideram interesses e expectativas de aprendizagens profissionalizantes dos educandos da EJA, bem como a formação de educadores para atuarem nesta realidade educacional que demanda aprendizagem de saberes teóricos e profissionais. Neste sentido, de que forma os materiais didáticos utilizados nas aulas da EJA direcionam a formação profissional destes jovens, além do aprendizado do conteúdo escolar? Ao analisar os textos materiais que referenciam a EJA e da educação profissional, percebe-se que o conteúdo desta modalidade é mais sintetizado do que o ensino médio.