A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto Federal da Paraíba-IFPB Campus Monteiro em parceria social com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Adalice Remígio Gomes e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, totalizando a participação de trinta estudantes. Mesmo com as limitações de infraestrutura de informática de algumas unidades educacionais, o estudo da lógica de programação nas plataformas de ensino para o propósito, possibilita aos estudantes o conhecimento dos algoritmos de forma intuitiva e lúdica. Essa construção evoca sua habilidade criativa e de raciocínio na tentativa de expressar o que o computador deve fazer, afinal, o aluno deve trabalhar para "instruir" o computador a resolver o problema para ele, dividindo esse problema em partes menores, promovendo uma aprendizagem mais profunda. Com base no exposto, o presente artigo tem o objetivo de discutir a implantação de novas tecnologias de informação e comunicação, especificamente a lógica de programação, no processo de ensino e da aprendizagem da matemática em duas escolas públicas do município de Monteiro-PB, promovendo assim a inclusão social e digital.