ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DIFICULDADES DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS NAS ESCOLAS PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22668 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 1710 "titulo" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DIFICULDADES DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS NAS ESCOLAS PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo principal identificar os desafios e atuações dos docentes na identificação e cuidados dos portadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em escolas particulares de Teresina-PI em 2016. Teve como objetivos específicos: Investigar as dificuldades manifestadas pelos docentes em identificar os portadores de AH/SD; Verificar as atitudes dos docentes no trabalho com os portadores de AH/SD; Identificar os recursos disponíveis para o cuidado com os alunos portadores de AH/SD nas dependências da escola; Conhecer a metodologia aplicada pela escola na execução do currículo para os alunos portadores de AH/SD. Para tal, foram aplicados questionários com nove professores em duas escolas do Ensino Fundamental da rede privada, localizadas no centro da cidade de Teresina. Os resultados indicaram que a maior parte das entrevistadas nunca identificou um(a) aluno(a) como portador(a) de AH/SD, porém se sentem capacitadas para tal. Quase todas nunca participaram de capacitação sobre o tema, mas têm clareza nas respostas quando questionadas qual o entendimento que têm sobre o assunto. Além disso, demonstram sensibilidade sobre o papel da escola frente às AH/SD, embora percebam que a escola não têm estrutura e adequação para isso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO, DIFICULDADES, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID1710_31082016120900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE GILMAR DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "GILMAR LIMA" "autor_email" => "GILMARLIMA10@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "FACULDADE MONTE NEGRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22668 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 1710 "titulo" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DIFICULDADES DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS NAS ESCOLAS PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo principal identificar os desafios e atuações dos docentes na identificação e cuidados dos portadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em escolas particulares de Teresina-PI em 2016. Teve como objetivos específicos: Investigar as dificuldades manifestadas pelos docentes em identificar os portadores de AH/SD; Verificar as atitudes dos docentes no trabalho com os portadores de AH/SD; Identificar os recursos disponíveis para o cuidado com os alunos portadores de AH/SD nas dependências da escola; Conhecer a metodologia aplicada pela escola na execução do currículo para os alunos portadores de AH/SD. Para tal, foram aplicados questionários com nove professores em duas escolas do Ensino Fundamental da rede privada, localizadas no centro da cidade de Teresina. Os resultados indicaram que a maior parte das entrevistadas nunca identificou um(a) aluno(a) como portador(a) de AH/SD, porém se sentem capacitadas para tal. Quase todas nunca participaram de capacitação sobre o tema, mas têm clareza nas respostas quando questionadas qual o entendimento que têm sobre o assunto. Além disso, demonstram sensibilidade sobre o papel da escola frente às AH/SD, embora percebam que a escola não têm estrutura e adequação para isso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO, DIFICULDADES, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID1710_31082016120900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE GILMAR DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "GILMAR LIMA" "autor_email" => "GILMARLIMA10@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "FACULDADE MONTE NEGRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }