Este artigo tem como objetivo principal identificar os desafios e atuações dos docentes na identificação e cuidados dos portadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em escolas particulares de Teresina-PI em 2016. Teve como objetivos específicos: Investigar as dificuldades manifestadas pelos docentes em identificar os portadores de AH/SD; Verificar as atitudes dos docentes no trabalho com os portadores de AH/SD; Identificar os recursos disponíveis para o cuidado com os alunos portadores de AH/SD nas dependências da escola; Conhecer a metodologia aplicada pela escola na execução do currículo para os alunos portadores de AH/SD. Para tal, foram aplicados questionários com nove professores em duas escolas do Ensino Fundamental da rede privada, localizadas no centro da cidade de Teresina. Os resultados indicaram que a maior parte das entrevistadas nunca identificou um(a) aluno(a) como portador(a) de AH/SD, porém se sentem capacitadas para tal. Quase todas nunca participaram de capacitação sobre o tema, mas têm clareza nas respostas quando questionadas qual o entendimento que têm sobre o assunto. Além disso, demonstram sensibilidade sobre o papel da escola frente às AH/SD, embora percebam que a escola não têm estrutura e adequação para isso.