ENSINO DE GENÉTICA E SOFTWARE EDUCACIONAL: PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM O PADRÃO DE HERANÇA DOS SCOISOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22917 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 973 "titulo" => "ENSINO DE GENÉTICA E SOFTWARE EDUCACIONAL: PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM O PADRÃO DE HERANÇA DOS SCOISOS" "resumo" => "A docência, em qualquer área, é um desafio nestes tempos de migração para as tecnologias digitais. No ensino de Biologia, mais especificamente em Genética, o professor deve estar bem informado sobre os avanços que ocorrem constantemente no mundo. Assim também como constantemente os alunos estão conectados com as tecnologias e as informações. A internet trouxe benefícios e malefícios para a vida social, esses impasses também são percebidos no ambiente escolar. Este artigo se justifica por trazer uma proposta de prática pedagógica com o uso de um jogo computacional (software) para auxiliar no ensino e na aprendizagem dos principais conceitos da Genética, promovendo a interação com as TDICs, os colegas e com seu conhecimento. Objetiva-se refletir as dificuldades dos docentes, na execução de sua prática com o uso de recursos tecnológicos e analisar as contribuições que esses recursos podem trazer para o aprendizado, após o uso do simulador na aula de Genética. Para fundamentar este artigo buscou-se aporte na abordagem de Vygotsky, Seabra, Kenski, Veen e Vrakking, entre outros. O software utilizado nesta metodologia, foi desenvolvido por estudantes da USP, denominado de “Jogo da genética: descubra o padrão de herança dos Scoisos”. Pode-se concluir a importância de se pensar a inserção de meios tecnológicos como forma de melhorar a aprendizagem, por promoverem o desenvolvimento cognitivo das funções psicológicas superiores e trazerem dinamicidade, interatividade e coletividade. Para o professor fica o desafio de se aventurar em mudar sua prática e assumir o papel de mediador do saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, SOFTWARE EDUCACIONAL, BIOLOGIA E GENÉTICA, BIOLOGIA E GENÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID973_23102016024513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARIDELSON" "autor_email" => "nosledira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22917 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 973 "titulo" => "ENSINO DE GENÉTICA E SOFTWARE EDUCACIONAL: PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM O PADRÃO DE HERANÇA DOS SCOISOS" "resumo" => "A docência, em qualquer área, é um desafio nestes tempos de migração para as tecnologias digitais. No ensino de Biologia, mais especificamente em Genética, o professor deve estar bem informado sobre os avanços que ocorrem constantemente no mundo. Assim também como constantemente os alunos estão conectados com as tecnologias e as informações. A internet trouxe benefícios e malefícios para a vida social, esses impasses também são percebidos no ambiente escolar. Este artigo se justifica por trazer uma proposta de prática pedagógica com o uso de um jogo computacional (software) para auxiliar no ensino e na aprendizagem dos principais conceitos da Genética, promovendo a interação com as TDICs, os colegas e com seu conhecimento. Objetiva-se refletir as dificuldades dos docentes, na execução de sua prática com o uso de recursos tecnológicos e analisar as contribuições que esses recursos podem trazer para o aprendizado, após o uso do simulador na aula de Genética. Para fundamentar este artigo buscou-se aporte na abordagem de Vygotsky, Seabra, Kenski, Veen e Vrakking, entre outros. O software utilizado nesta metodologia, foi desenvolvido por estudantes da USP, denominado de “Jogo da genética: descubra o padrão de herança dos Scoisos”. Pode-se concluir a importância de se pensar a inserção de meios tecnológicos como forma de melhorar a aprendizagem, por promoverem o desenvolvimento cognitivo das funções psicológicas superiores e trazerem dinamicidade, interatividade e coletividade. Para o professor fica o desafio de se aventurar em mudar sua prática e assumir o papel de mediador do saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, SOFTWARE EDUCACIONAL, BIOLOGIA E GENÉTICA, BIOLOGIA E GENÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID973_23102016024513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARIDELSON" "autor_email" => "nosledira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }