A docência, em qualquer área, é um desafio nestes tempos de migração para as tecnologias digitais. No ensino de Biologia, mais especificamente em Genética, o professor deve estar bem informado sobre os avanços que ocorrem constantemente no mundo. Assim também como constantemente os alunos estão conectados com as tecnologias e as informações. A internet trouxe benefícios e malefícios para a vida social, esses impasses também são percebidos no ambiente escolar. Este artigo se justifica por trazer uma proposta de prática pedagógica com o uso de um jogo computacional (software) para auxiliar no ensino e na aprendizagem dos principais conceitos da Genética, promovendo a interação com as TDICs, os colegas e com seu conhecimento. Objetiva-se refletir as dificuldades dos docentes, na execução de sua prática com o uso de recursos tecnológicos e analisar as contribuições que esses recursos podem trazer para o aprendizado, após o uso do simulador na aula de Genética. Para fundamentar este artigo buscou-se aporte na abordagem de Vygotsky, Seabra, Kenski, Veen e Vrakking, entre outros. O software utilizado nesta metodologia, foi desenvolvido por estudantes da USP, denominado de “Jogo da genética: descubra o padrão de herança dos Scoisos”. Pode-se concluir a importância de se pensar a inserção de meios tecnológicos como forma de melhorar a aprendizagem, por promoverem o desenvolvimento cognitivo das funções psicológicas superiores e trazerem dinamicidade, interatividade e coletividade. Para o professor fica o desafio de se aventurar em mudar sua prática e assumir o papel de mediador do saber.