O presente trabalho consiste numa pesquisa realizada a partir das exigências do componente curricular Educação e Trabalho. A pesquisa adota a compreensão da história de vida da Professora Margarida da Motta Rocha revelando um debate teórico-político sobre a produção de valores de inclusão social quando da implantação da APAE no município de Campina Grande. A pesquisa teve por objetivo analisar o trabalho feminino que fundamenta a ação educativa inclusiva e sua articulação com o contexto político, social e cultural de vida de uma educadora paraibana, comprometida com o fim da exclusão das pessoas com deficiências. Investiga no relato da professora pesquisada, de que modo ocorreu a vivência da mesma frente ao processo de apoio as pessoas com deficiências bem como, de seus familiares com a construção da sede provisória e final da APAE em nosso município. A metodologia utilizada na pesquisa qualitativa teve como pressuposto a análise da entrevista bem como, a análise da história de vida da professora acima referida, possibilitando a compreensão do fenômeno social, estudado em seu contexto. Assim, refletimos sobre o compromisso docente da educadora frente sua relação trabalho-educação na perspectiva paulofreiriana do ensinar- aprender- ensinar, com vistas a relatar uma prática pedagógica humanizadora. Quando finalizadas a análise e interpretação dos dados, as conclusões do presente trabalho demonstram o poder da luta política feminina de uma mulher educadora por uma qualidade na educação especial. Portanto, entendemos que tal ação deve ser destacada para que haja visibilidade social das conquistas na área da educação especial.