Educar na diversidade passa necessariamente pela transformação dos sujeitos envolvidos nesta convivência. A transformação do processo legal em prática pedagógica requer mudanças na organização curricular e na postura dos (as) educadores (as). Com base nesta premissa, este artigo busca estabelecer um diálogo com a temática da educação para as relações Etnicosrraciais sobre o chão da escola e os desafios de implantação dessa temática em seu currículo, atendendo a legislação vigente. Neste trabalho apresentamos situações de interação dos professores e suas práticas pedagógicas em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, que atende crianças do 1º ao 5º ano. Esse estudo se dá por meio de um olhar apurado sobre as relações cotidianas da escola e por meio do diálogo com seus professores. Quanto ao embasamento teórico, buscamos nos referencia sobre diferentes bibliografias que trata da temática, como também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, desencadeando assim na visão de diversos autores abordados, pontos de vista de novos paradigmas educacionais e o que já se propõe desse tema até o presente momento. Sabemos que a obrigatoriedade da inclusão da história e da cultura afro - brasileira e africana nos currículos escolares da educação básica, trouxe grandes desafios para os professores da escola básica. Nosso intuito é compartilhar sobre os fundamentos para o trabalho com as Relações Etnicosrraciais, além de contribuir para a ação, reflexão e inovação das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental.