Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS FACILITADORAS DE INCLUSÃO DIGITAL

Palavra-chaves: ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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      A sociedade atual vive uma nova realidade em que predomina à diversidade, vislumbrando novos caminhos de inclusão social de pessoas com deficiência. Este fato estimula e fomenta diversas pesquisas no campo da educação inclusiva, com os acelerados avanços tecnológicos da atualidade. Segundo Teófilo Galvão a presença crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aponta para diferentes formas de relacionamento com o conhecimento e sua construção, assim como para novas concepções e possibilidades pedagógicas. \r\n
      Tecnologia Assistiva (TA) é um termo utilizado para identificar uma grande quantidade de recursos e serviços que contribuem para proporcionar e/ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com alguma deficiência que, por sua vez, promove sua independência para determinadas atividades, além de incluir esses sujeitos tanto socialmente quanto no contexto escolar, melhorando assim suas vidas.\r\n
      \tO principal objetivo deste trabalho é apresentar as Tecnologias Assistivas básicas e seus benefícios para prover meios de incluir digitalmente os portadores de deficiência, proporcionando dessa forma uma maior inclusão desses indivíduos. \r\n
      \tO trabalho busca ainda mostrar que existe um enorme campo de atuação e possibilidades para profissionais da computação, em especial, na área de informática na educação especial.\r\n
      Resultados e Discussão\r\n
      \tNa educação inclusiva, identificam-se dois conceitos presentes no cotidiano escolar: integração e inclusão. A integração diz respeito à incorporação gradativa de alunos especiais em escolas regulares, podendo o aluno especial permanecer parte do tempo na escola, em classes especiais e em sala de recursos. Já a inclusão é identificada quando existe um sistema educacional modificado, organizado e estruturado para atender as necessidades específicas, interesses e habilidades de cada aluno. A inclusão demanda uma prática pedagógica dinâmica, com currículo que contemple a criança em desenvolvimento, os aspectos de ação mediadora nas inter-relações entre a criança, professores e seus familiares, atendendo às suas especificidades no contexto de convivência. \r\n
      \tAs pesquisas e práticas devem identificar as limitações e potencialidades desses sujeitos e da tecnologia atual para estabelecer meios ou procedimentos mais eficazes para o contexto diário e educativo, em busca do desenvolvimento sócio emocional dos mesmos.\r\n
      Conclusões\r\n
      \t“A aplicação da Tecnologia Assistiva na educação vai além de simplesmente auxiliar o aluno a ‘fazer’ tarefas pretendidas. Nela, encontramos meios de o aluno ‘ser’ e atuar de forma construtiva no seu processo de desenvolvimento” (BERSCH, 2006, p. 92).\r\n
      \tDiante dessa pesquisa observamos que existem um enorme campo de atuação para usar, propor e desenvolver tecnologias inclusivas no intuito de proporcionar aos deficientes maior autonomia em suas atividades, possibilitando assim que tarefas que são consideradas simples para as pessoas que não possuem deficiência, possam a ser possíveis para as deficientes a partir do uso das TA.
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      Tecnologia Assistiva (TA) é um termo utilizado para identificar uma grande quantidade de recursos e serviços que contribuem para proporcionar e/ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com alguma deficiência que, por sua vez, promove sua independência para determinadas atividades, além de incluir esses sujeitos tanto socialmente quanto no contexto escolar, melhorando assim suas vidas.\r\n
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      Conclusões\r\n
      \t“A aplicação da Tecnologia Assistiva na educação vai além de simplesmente auxiliar o aluno a ‘fazer’ tarefas pretendidas. Nela, encontramos meios de o aluno ‘ser’ e atuar de forma construtiva no seu processo de desenvolvimento” (BERSCH, 2006, p. 92).\r\n
      \tDiante dessa pesquisa observamos que existem um enorme campo de atuação para usar, propor e desenvolver tecnologias inclusivas no intuito de proporcionar aos deficientes maior autonomia em suas atividades, possibilitando assim que tarefas que são consideradas simples para as pessoas que não possuem deficiência, possam a ser possíveis para as deficientes a partir do uso das TA.
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A sociedade atual vive uma nova realidade em que predomina à diversidade, vislumbrando novos caminhos de inclusão social de pessoas com deficiência. Este fato estimula e fomenta diversas pesquisas no campo da educação inclusiva, com os acelerados avanços tecnológicos da atualidade. Segundo Teófilo Galvão a presença crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aponta para diferentes formas de relacionamento com o conhecimento e sua construção, assim como para novas concepções e possibilidades pedagógicas. Tecnologia Assistiva (TA) é um termo utilizado para identificar uma grande quantidade de recursos e serviços que contribuem para proporcionar e/ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com alguma deficiência que, por sua vez, promove sua independência para determinadas atividades, além de incluir esses sujeitos tanto socialmente quanto no contexto escolar, melhorando assim suas vidas. O principal objetivo deste trabalho é apresentar as Tecnologias Assistivas básicas e seus benefícios para prover meios de incluir digitalmente os portadores de deficiência, proporcionando dessa forma uma maior inclusão desses indivíduos. O trabalho busca ainda mostrar que existe um enorme campo de atuação e possibilidades para profissionais da computação, em especial, na área de informática na educação especial. Resultados e Discussão Na educação inclusiva, identificam-se dois conceitos presentes no cotidiano escolar: integração e inclusão. A integração diz respeito à incorporação gradativa de alunos especiais em escolas regulares, podendo o aluno especial permanecer parte do tempo na escola, em classes especiais e em sala de recursos. Já a inclusão é identificada quando existe um sistema educacional modificado, organizado e estruturado para atender as necessidades específicas, interesses e habilidades de cada aluno. A inclusão demanda uma prática pedagógica dinâmica, com currículo que contemple a criança em desenvolvimento, os aspectos de ação mediadora nas inter-relações entre a criança, professores e seus familiares, atendendo às suas especificidades no contexto de convivência. As pesquisas e práticas devem identificar as limitações e potencialidades desses sujeitos e da tecnologia atual para estabelecer meios ou procedimentos mais eficazes para o contexto diário e educativo, em busca do desenvolvimento sócio emocional dos mesmos. Conclusões “A aplicação da Tecnologia Assistiva na educação vai além de simplesmente auxiliar o aluno a ‘fazer’ tarefas pretendidas. Nela, encontramos meios de o aluno ‘ser’ e atuar de forma construtiva no seu processo de desenvolvimento” (BERSCH, 2006, p. 92). Diante dessa pesquisa observamos que existem um enorme campo de atuação para usar, propor e desenvolver tecnologias inclusivas no intuito de proporcionar aos deficientes maior autonomia em suas atividades, possibilitando assim que tarefas que são consideradas simples para as pessoas que não possuem deficiência, possam a ser possíveis para as deficientes a partir do uso das TA.

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