A importância da família para a vida de uma pessoa é inquestionável, visto que, é no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos início a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização. Diante do atual contexto da inclusão e, considerando, sobretudo a influência da família sobre o desenvolvimento do indivíduo, esta pesquisa teve como objetivo central identificar o perfil sócio profissional e a escolarização dos pais ou responsáveis de crianças com paralisia cerebral atendidas no Centro Especializado em Reabilitação da cidade de Campina Grande - PB. O estudo foi realizado com pais ou responsáveis de crianças com diagnóstico de paralisia cerebral atendidos pelo serviço de Fisioterapia do Centro Especializado em Reabilitação da cidade de Campina Grande – PB, no período de 8 a 12 de setembro de 2016. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, onde o pesquisador seguiu um roteiro prévio de 8 perguntas, com base no objetivo estabelecido pelo estudo. Conhecer o perfil sócio profissional e a escolarização dos pais ou responsáveis de crianças com paralisia cerebral possibilitou entender que a baixa escolaridade e a distância social entre as famílias das pessoas com paralisia cerebral e a classe médica devem ser os principais responsáveis pela dificuldade de assimilação dos princípios científicos pela maioria das pessoas, o que pode influenciar negativamente o processo de orientação familiar, dificultando a intervenção e diminuindo a adesão dos pais ou responsáveis tanto ao tratamento da criança quanto ao processo de inclusão escolar das mesmas.