O presente trabalho versa sobre a importância da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC`s) na educação tanto para a prática docente como para os processos de aprendizagem. Sabemos que inserir as TIC`s na metodologia educacional não é nada fácil, entretanto, tais tecnologias educacionais têm influenciado os diversos setores da sociedade. A escola como um dos espaços mais importantes para a discussão, produção e construção do conhecimento vem modificando sua visão com relação a introdução das tecnologias no ambiente de sala de aula. Com isso, a pesquisa objetiva refletir sobre a incorporação das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem como uma inovação na prática educativa do professor. Nossa pesquisa se caracteriza como sendo de natureza bibliográfica, com tipologia de estudo qualitativo e descritivo, tendo como embasamento teórico as contribuições de autores como Morran (2013), Freire (2002), Tardif (2011), Pereira (2011) e Girardi (2011), entre outros autores. Com o estudo, identificou-se ser necessário e primordial incluir no meio educacional escolar a tecnologia, nas suas mais variadas utilidades e nos seus diversos instrumentos. Ao utilizá-la em sala de aula, o professor passa a assumir o papel de facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, uma ação pedagógica inovadora busca utilizar as TIC`s como suporte pedagógico capaz de tornar a sua aula mais atrativa, dinâmica e prazerosa e com isso superar as dificuldades de aprendizagem e de acesso ao conhecimento de seus educandos. Dessa maneira acreditamos ser a escola capaz de formar cidadãos críticos, reflexivos e capazes de construir seu próprio conhecimento em uma sociedade cada vez mais tecnológica.