EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PERPECTIVAS E DESAFIOS PARA A PRÁTICA EDUCATIVA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22855 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 372 "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PERPECTIVAS E DESAFIOS PARA A PRÁTICA EDUCATIVA" "resumo" => "O presente trabalho versa sobre a importância da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC`s) na educação tanto para a prática docente como para os processos de aprendizagem. Sabemos que inserir as TIC`s na metodologia educacional não é nada fácil, entretanto, tais tecnologias educacionais têm influenciado os diversos setores da sociedade. A escola como um dos espaços mais importantes para a discussão, produção e construção do conhecimento vem modificando sua visão com relação a introdução das tecnologias no ambiente de sala de aula. Com isso, a pesquisa objetiva refletir sobre a incorporação das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem como uma inovação na prática educativa do professor. Nossa pesquisa se caracteriza como sendo de natureza bibliográfica, com tipologia de estudo qualitativo e descritivo, tendo como embasamento teórico as contribuições de autores como Morran (2013), Freire (2002), Tardif (2011), Pereira (2011) e Girardi (2011), entre outros autores. Com o estudo, identificou-se ser necessário e primordial incluir no meio educacional escolar a tecnologia, nas suas mais variadas utilidades e nos seus diversos instrumentos. Ao utilizá-la em sala de aula, o professor passa a assumir o papel de facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, uma ação pedagógica inovadora busca utilizar as TIC`s como suporte pedagógico capaz de tornar a sua aula mais atrativa, dinâmica e prazerosa e com isso superar as dificuldades de aprendizagem e de acesso ao conhecimento de seus educandos. Dessa maneira acreditamos ser a escola capaz de formar cidadãos críticos, reflexivos e capazes de construir seu próprio conhecimento em uma sociedade cada vez mais tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., ENSINO E APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID372_31082016183608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA OLIVEIRA" "autor_email" => "mary_ta_oliveira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22855 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 372 "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PERPECTIVAS E DESAFIOS PARA A PRÁTICA EDUCATIVA" "resumo" => "O presente trabalho versa sobre a importância da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC`s) na educação tanto para a prática docente como para os processos de aprendizagem. Sabemos que inserir as TIC`s na metodologia educacional não é nada fácil, entretanto, tais tecnologias educacionais têm influenciado os diversos setores da sociedade. A escola como um dos espaços mais importantes para a discussão, produção e construção do conhecimento vem modificando sua visão com relação a introdução das tecnologias no ambiente de sala de aula. Com isso, a pesquisa objetiva refletir sobre a incorporação das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem como uma inovação na prática educativa do professor. Nossa pesquisa se caracteriza como sendo de natureza bibliográfica, com tipologia de estudo qualitativo e descritivo, tendo como embasamento teórico as contribuições de autores como Morran (2013), Freire (2002), Tardif (2011), Pereira (2011) e Girardi (2011), entre outros autores. Com o estudo, identificou-se ser necessário e primordial incluir no meio educacional escolar a tecnologia, nas suas mais variadas utilidades e nos seus diversos instrumentos. Ao utilizá-la em sala de aula, o professor passa a assumir o papel de facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, uma ação pedagógica inovadora busca utilizar as TIC`s como suporte pedagógico capaz de tornar a sua aula mais atrativa, dinâmica e prazerosa e com isso superar as dificuldades de aprendizagem e de acesso ao conhecimento de seus educandos. Dessa maneira acreditamos ser a escola capaz de formar cidadãos críticos, reflexivos e capazes de construir seu próprio conhecimento em uma sociedade cada vez mais tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., ENSINO E APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID372_31082016183608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA OLIVEIRA" "autor_email" => "mary_ta_oliveira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }