O presente trabalho tem como objetivo unir os conhecimentos técnicos, práticos e metodológicos dos alunos dos cursos de Automação Industrial, Licenciatura em Física e Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – campus Volta Redonda para o desenvolvimento de estratégias de ensino de Física e Matemática para a inclusão educacional dos alunos autistas através do robô NAO.
Em recente parceria estabelecida com a Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda – APADEM foi relatada uma grande dificuldade de seus usuários em estabelecer interação social, bem como a aprendizagem de conteúdos ligados à área de exatas. Essas dificuldades são muito comuns em pessoas que possuem algum transtorno do espectro do autismo e demandam novas ações para o favorecimento da inclusão.
Nesse sentido o uso do robô NAO pode trazer grandes avanços para o ensino desses alunos no município. Através de metodologias e estratégias desenvolvidas pelos nossos alunos de licenciatura, programar o robô NAO para atividades escolares específicas a fim de facilitar a interação e o aprendizado de um aluno autista. Ressaltando que nossos alunos de Automação Industrial possuem uma expertise no uso do robô reconhecida e premiada mundialmente. Algumas experiências na área estão surgindo, porém entendemos como uma ação inovadora aliar o conhecimento técnico de diversos estudantes em dois níveis de ensino diferentes para atuar diretamente na inclusão de pessoas com necessidades específicas. O Projeto visa atuar na formação integral de nossos alunos, incluindo noções de cidadania e diversidade. Além disso, os resultados positivos podem trazer ganhos sociais para um município que é pioneiro em ações de educação inclusiva e principalmente uma inclusão cada vez maior de alunos autistas e seus familiares na sociedade.