Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ROBÔ NAO E O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS: UMA POSSIBILIDADE TÉCNICA E METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ROBÓTICA, AUTISMO, ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Pôster (PO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
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      Em recente parceria estabelecida com a Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda – APADEM foi relatada uma grande dificuldade de seus usuários em estabelecer interação social, bem como a aprendizagem de conteúdos ligados à área de exatas. Essas dificuldades são muito comuns em pessoas que possuem algum transtorno do espectro do autismo e demandam novas ações para o favorecimento da inclusão.\r\n
      Nesse sentido o uso do robô NAO pode trazer grandes avanços para o ensino desses alunos no município. Através de metodologias e estratégias desenvolvidas pelos nossos alunos de licenciatura, programar o robô NAO para atividades escolares específicas a fim de facilitar a interação e o aprendizado de um aluno autista. Ressaltando que nossos alunos de Automação Industrial possuem uma expertise no uso do robô reconhecida e premiada mundialmente. Algumas experiências na área estão surgindo, porém entendemos como uma ação inovadora aliar o conhecimento técnico de diversos estudantes em dois níveis de ensino diferentes para atuar diretamente na inclusão de pessoas com necessidades específicas. O Projeto visa atuar na formação integral de nossos alunos, incluindo noções de cidadania e diversidade. Além disso, os resultados positivos podem trazer ganhos sociais para um município que é pioneiro em ações de educação inclusiva e principalmente uma inclusão cada vez maior de alunos autistas e seus familiares na sociedade.
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      Nesse sentido o uso do robô NAO pode trazer grandes avanços para o ensino desses alunos no município. Através de metodologias e estratégias desenvolvidas pelos nossos alunos de licenciatura, programar o robô NAO para atividades escolares específicas a fim de facilitar a interação e o aprendizado de um aluno autista. Ressaltando que nossos alunos de Automação Industrial possuem uma expertise no uso do robô reconhecida e premiada mundialmente. Algumas experiências na área estão surgindo, porém entendemos como uma ação inovadora aliar o conhecimento técnico de diversos estudantes em dois níveis de ensino diferentes para atuar diretamente na inclusão de pessoas com necessidades específicas. O Projeto visa atuar na formação integral de nossos alunos, incluindo noções de cidadania e diversidade. Além disso, os resultados positivos podem trazer ganhos sociais para um município que é pioneiro em ações de educação inclusiva e principalmente uma inclusão cada vez maior de alunos autistas e seus familiares na sociedade.
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo unir os conhecimentos técnicos, práticos e metodológicos dos alunos dos cursos de Automação Industrial, Licenciatura em Física e Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – campus Volta Redonda para o desenvolvimento de estratégias de ensino de Física e Matemática para a inclusão educacional dos alunos autistas através do robô NAO. Em recente parceria estabelecida com a Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda – APADEM foi relatada uma grande dificuldade de seus usuários em estabelecer interação social, bem como a aprendizagem de conteúdos ligados à área de exatas. Essas dificuldades são muito comuns em pessoas que possuem algum transtorno do espectro do autismo e demandam novas ações para o favorecimento da inclusão. Nesse sentido o uso do robô NAO pode trazer grandes avanços para o ensino desses alunos no município. Através de metodologias e estratégias desenvolvidas pelos nossos alunos de licenciatura, programar o robô NAO para atividades escolares específicas a fim de facilitar a interação e o aprendizado de um aluno autista. Ressaltando que nossos alunos de Automação Industrial possuem uma expertise no uso do robô reconhecida e premiada mundialmente. Algumas experiências na área estão surgindo, porém entendemos como uma ação inovadora aliar o conhecimento técnico de diversos estudantes em dois níveis de ensino diferentes para atuar diretamente na inclusão de pessoas com necessidades específicas. O Projeto visa atuar na formação integral de nossos alunos, incluindo noções de cidadania e diversidade. Além disso, os resultados positivos podem trazer ganhos sociais para um município que é pioneiro em ações de educação inclusiva e principalmente uma inclusão cada vez maior de alunos autistas e seus familiares na sociedade.

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