DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: DISCURSIVIDADES EM RELATOS DE DOCENTES
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Nesse trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa proposta que teve como objetivo perscrutar o posicionamento discursivo de professores(as) de escolas públicas do município de Itapororoca-PB, Estado da Paraíba, mediante episódios que evidenciam a necessidade de adotar posturas políticas voltadas para o Educar na Diversidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos etnográficos, subsidiada à luz da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) e da Análise do discurso francesa (ORLANDI, 2003), e em teorizações foucaultianas (1988) e teorizações sociais (LOURO, 1997; BAUMAN, 2000). As materialidades linguísticas geradas por meio dos questionários e e rodas de conversa, procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, foram analisadas a partir das categorias teóricas da Análise de Discurso, tais como memória discursiva, interdiscurso, formação discursiva e de pressupostos da produção de conhecimentos voltada para o estudo da linguagem. As análises das narrativas dos(as) professores(as) participantes da investigação demonstraram a necessidade de ações que possibilitem o con(viver) com a pluralidade cultural, em especial com as temáticas relacionadas à diversidade sexual na escola. Para os(as) professores(as), dentre as dificuldades em lidar com essas questões no cotidiano da escola, encontram-se: falta de um conhecimento mais aprofundado sobre a temática, os conflitos de percepção e a escassez de tempo para um diálogo mais efetivo com o aluno" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, SEXUALIDADE, DISCURSIVIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA9_ID4224_23102016235006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISSANDRA MARIA CONCEIÇÃO DE BRITO" "autor_nome_curto" => "ELISSANDRA " "autor_email" => "elissbrito@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22834 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1059 "inscrito_id" => 4224 "titulo" => "DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: DISCURSIVIDADES EM RELATOS DE DOCENTES" "resumo" => "No Brasil, as questões relacionadas à orientação sexual foram materializadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na forma de tema transversal a ser desenvolvido por todas as disciplinas e em atividades pedagógicas da escola. 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