A pluralidade sexual e o debate em torno das questões de gênero são algumas das inúmeras mudanças pelas quais a sociedade contemporânea vem passando. A educação brasileira deve apresentar abertura para tratar e discutir estes temas na sala de aula, já que esta realidade é muito próxima a todos os envolvidos na educação. Embora seja ainda um grande desafio refletir sobre a homoafetividade em turmas de adolescentes, esse debate é indispensável, devido à importância e à necessidade do tema para o desenvolvimento de uma geração mais transigente e aberta às mudanças sociais. Este artigo objetiva discutir o tema homoafetividade nas aulas de Literatura, em turma de 2ª série do Ensino Médio, de uma escola estadual da cidade de Emas. De caráter etnográfico, a partir da observação participante, uma microanálise foi realizada a partir de cortes de observação de cenas colhidas no local da pesquisa, realizada pela professora pesquisadora. Para melhor discussão, foi abordado a representação da homoafetividade no conto Aqueles dois, de Caio Fernando Abreu, com debates e atividades realizadas pelos estudantes. Observaram-se os níveis de tolerância e/ou intolerância à homoafetividade, além de discussões sobre a homofobia, na desconstrução de preconceitos.