O presente trabalho identifica e analisa os desafios, dificuldades e possibilidades de intervenção no processo de ensino e aprendizagem do profissional da educação e a criança diagnósticada com TDAH buscando compreender e apontar melhoras nesse processo dialógico. Tem por objetivo geral investigar os principais desafios e possibilidades de intervenção no processo de ensino-aprendizagem de uma criança com o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no terceiro ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos procuraram investigar a concepção da professora a respeito das dificuldades, desafios e possibilidades de intervenção no cotidiano escolar com crianças com TDAH; identificar e analisar as dificuldades e desafios enfrentados pela docente no seu processo de ensino; identificar e analisar as principais dificuldades enfrentadas pela criança com TDAH no seu processo de aprendizagem. A pesquisa empírica qualitativa compreendeu um estudo de caso de uma professora do terceiro ano do ensino fundamental I e de uma criança diagnosticada com TDAH de uma Escola da Rede Pública Municipal do Grande Recife. Foi utilizado observações estruturadas da sala de aula sendo priorizado as interações e relações da docente e da discente e duas entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que, mesmo o TDAH sendo um dos transtornos mais discutidos entre pesquisadores e educadores, o professor ainda possui lacunas no seu conhecimento, advindas da formação inicial, sobre as limitações do aluno com TDAH e sente-se despreparado para lidar em sala de aula com a heterogeneidade da sala e as especificidades do aluno. O professor deverá organizar estratégias pedagógicas que favoreçam ao máximo a dialógicidade e o ensino aprendizagem da sala como um todo, incluindo tal aluno, o que se constitui como grande desafio.