DIFICULDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO AMBIENTE ESCOLAR: VISÃO DO PROFESSOR (A) E DA CRIANÇA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22820 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1064 "inscrito_id" => 3988 "titulo" => "DIFICULDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO AMBIENTE ESCOLAR: VISÃO DO PROFESSOR (A) E DA CRIANÇA" "resumo" => "O presente trabalho identifica e analisa os desafios, dificuldades e possibilidades de intervenção no processo de ensino e aprendizagem do profissional da educação e a criança diagnósticada com TDAH buscando compreender e apontar melhoras nesse processo dialógico. Tem por objetivo geral investigar os principais desafios e possibilidades de intervenção no processo de ensino-aprendizagem de uma criança com o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no terceiro ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos procuraram investigar a concepção da professora a respeito das dificuldades, desafios e possibilidades de intervenção no cotidiano escolar com crianças com TDAH; identificar e analisar as dificuldades e desafios enfrentados pela docente no seu processo de ensino; identificar e analisar as principais dificuldades enfrentadas pela criança com TDAH no seu processo de aprendizagem. A pesquisa empírica qualitativa compreendeu um estudo de caso de uma professora do terceiro ano do ensino fundamental I e de uma criança diagnosticada com TDAH de uma Escola da Rede Pública Municipal do Grande Recife. Foi utilizado observações estruturadas da sala de aula sendo priorizado as interações e relações da docente e da discente e duas entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que, mesmo o TDAH sendo um dos transtornos mais discutidos entre pesquisadores e educadores, o professor ainda possui lacunas no seu conhecimento, advindas da formação inicial, sobre as limitações do aluno com TDAH e sente-se despreparado para lidar em sala de aula com a heterogeneidade da sala e as especificidades do aluno. O professor deverá organizar estratégias pedagógicas que favoreçam ao máximo a dialógicidade e o ensino aprendizagem da sala como um todo, incluindo tal aluno, o que se constitui como grande desafio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "TDAH, DESAFIOS, POSSIBILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID3988_23102016235354.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELLA RABELO ALMEIDA FARIAS" "autor_nome_curto" => "MIRELLA ALMEIDA" "autor_email" => "mire.adonay@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22820 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1064 "inscrito_id" => 3988 "titulo" => "DIFICULDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO AMBIENTE ESCOLAR: VISÃO DO PROFESSOR (A) E DA CRIANÇA" "resumo" => "O presente trabalho identifica e analisa os desafios, dificuldades e possibilidades de intervenção no processo de ensino e aprendizagem do profissional da educação e a criança diagnósticada com TDAH buscando compreender e apontar melhoras nesse processo dialógico. Tem por objetivo geral investigar os principais desafios e possibilidades de intervenção no processo de ensino-aprendizagem de uma criança com o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no terceiro ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos procuraram investigar a concepção da professora a respeito das dificuldades, desafios e possibilidades de intervenção no cotidiano escolar com crianças com TDAH; identificar e analisar as dificuldades e desafios enfrentados pela docente no seu processo de ensino; identificar e analisar as principais dificuldades enfrentadas pela criança com TDAH no seu processo de aprendizagem. A pesquisa empírica qualitativa compreendeu um estudo de caso de uma professora do terceiro ano do ensino fundamental I e de uma criança diagnosticada com TDAH de uma Escola da Rede Pública Municipal do Grande Recife. Foi utilizado observações estruturadas da sala de aula sendo priorizado as interações e relações da docente e da discente e duas entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que, mesmo o TDAH sendo um dos transtornos mais discutidos entre pesquisadores e educadores, o professor ainda possui lacunas no seu conhecimento, advindas da formação inicial, sobre as limitações do aluno com TDAH e sente-se despreparado para lidar em sala de aula com a heterogeneidade da sala e as especificidades do aluno. O professor deverá organizar estratégias pedagógicas que favoreçam ao máximo a dialógicidade e o ensino aprendizagem da sala como um todo, incluindo tal aluno, o que se constitui como grande desafio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "TDAH, DESAFIOS, POSSIBILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID3988_23102016235354.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELLA RABELO ALMEIDA FARIAS" "autor_nome_curto" => "MIRELLA ALMEIDA" "autor_email" => "mire.adonay@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }