RESUMO: O estudo propõe revelar as perspectivas dos jovens oriundos da EJA, com o objetivo de esclarecer os desafios que esses enfrentam para ingressarem no ensino superior. Este estudo é de natureza qualitativa com abordagem descritiva realizada em setembro de 2015, em uma escola de ensino público que insere a modalidade de EJA. Participaram três estudantes, os dados são apresentados de forma descritiva e refletidos à luz de autores que tem conhecimento profundo dentro da temática. Os dados revelam o interesse dos alunos em ingressar no ensino superior, mas identificam também baixa autoestima quanto as habilidades desenvolvidas para ingressar na universidade. O ensino da EJA, assim como a escola de ensino regular tem possibilidade de desenvolver nos alunos, a competência necessária para realizar quaisquer desejos relacionados a questões do seu desenvolvimento educacional, até mesmo, a conclusão de um curso superior. Sendo assim, mais uma possibilidade, desses jovens perceberem que a EJA irá ser a oportunidade de incluí-los ao nível de maior significado tanto para aqueles que os veem como apenas estudantes excluídos do ensino regular, quanto para os próprios estudantes que estão com sua auto- estima desestimulada, por conta dos que não acreditam que a EJA poderá mudar a vida desses estudantes numa perspectiva além da sala de aula que é inserida essa modalidade. Permitindo assim, a inclusão dos mais diversos jovens e adultos no universo acadêmico que por sua vez irão trazer consigo experiências enriquecedoras, diferenciadas e que poderão ser compartilhadas entre esse universo, tendo em vista os consideráveis desafios que esses irão encontrar.