O presente estudo tem como objetivo abordar e compreender a percepção que os estudantes da Universidade Regional do Cariri - URCA tem acerca do que é inclusão durante o seu percurso social e acadêmico. Nesta perspectiva, aborda questões fundamentais como: o papel que a universidade tem na formação dos estudantes de licenciaturas e demais cursos a respeito da temática; o que dizem as políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; o que é o Núcleo de Acessibilidade da URCA, e, se os projetos ofertados pelo mesmo são claros e contemplam à toda comunidade acadêmica. Tomamos como pressuposto a perspectiva que aborda questões fundamentais como o papel que a universidade tem na formação dos estudantes de licenciaturas e demais cursos a respeito da temática. Os resultados demonstraram que a inclusão é na atualidade um tema de fundamental importância e, nesta ótica, o estudo possibilitou aos estudantes perceber que um grande diferencial foi a percepção dos mesmos em relação à falta de disciplinas com ênfase em Educação Especial nas grades curriculares da maioria das licenciaturas. Nesse sentido, podemos afirmar que o papel da Universidade Regional do Cariri – URCA, a partir da implementação do seu Núcleo de Acessibilidade deve fazer valer o direito dos alunos egressos nesta IES, promovendo assim uma verdadeira inclusão através das políticas públicas e de ações inclusivas. Por fim, nosso objetivo foi contribuir nesta luta que não é nossa, mas é de todos que reconhecem que muito ainda há por se fazer para uma efetiva inclusão, seja no âmbito do ensino básico, seja na academia.