Resumo: O processo de ensino e aprendizagem deve ser construído com base no contexto escolar e social, de maneira a provocar e possibilitar o desenvolvimento pleno dos alunos, possibilitando a apreensão de novas informações e, consequentemente, a construção de conhecimentos. No caso do oferecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para alunos com deficiência intelectual (DI), o professor deve assumir o papel de mediador do processo de ensino e aprendizagem, apresentando os conteúdos de maneira significativa; relacionando-o com o meio ambiente, com a cultura e suas peculiaridades. Neste caminhar o presente estudo tem como objetivo analisar em que medida o processo de ensino e aprendizagem, quando bem planejado, pode promover o desenvolvimento de habilidades, hábitos e atitudes dos alunos com DI. Verificamos que a EJA, quando oferecida às pessoas com deficiência intelectual (DI) por meio de um processo de ensino e aprendizagem adequado mostra-se como um espaço de construção da cidadania, que valoriza os saberes trazidos pelos referidos sujeitos, constituídos ao longo de suas histórias, privilegiando os seus reais interesses.