Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL DE UMA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DA PARAÍBA

Palavra-chaves: BULLYING, MÉTODOS DE ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho refere-se ao Relato de Experiência desenvolvido a partir da atividade de estágio da disciplina Estágio Básico IV – Processos Educacionais, em uma Escola Pública na cidade de Monte Horebe - PB. Como locus, para a observação foi escolhida a sala do 2º ano do Fundamental I. O estágio teve como objetivo a verificação da estrutura arquitetônica da escola, a metodologia utilizada pela professora em sala de aula, também observando os comportamentos e as relações interpessoais dos alunos em sala. Por fim, foi escolhida uma criança para uma análise mais detalhada sobre o comportamento apresentado. O trabalho traz consigo dados de uma entrevista feita com a professora, que foi utilizada para coletar informações sobre os alunos e a sala de aula, e outra realizada com a mãe de uma aluna, para uma coleta acerca da história da criança. Além do mais, foi realizada uma ação com o propósito de provocar estímulos positivos nas crianças, pois as mesmas apresentavam comportamentos agressivos, praticavam bullying e existia uma divisão de gênero vinda das próprias crianças, onde percebia-se que essa divisão era algo descendente de casa e, os próprios alunos aplicavam na escola/sala, dividindo-se na sala entre meninos de um lado e meninas de outro e, referindo-se a determinadas brincadeiras e objetos como sendo para meninos ou para meninas. Ademais, a professora e/ou a gestão da escola não intervia de nenhuma forma sobre estas questões. Com isso, foi possível notar que, a Escola não oferece, na integra, as recomendações propostas pela legislação, pois a mesma não oferece alimentação para as crianças, água potável e materiais suficientes para serem utilizados pelos professores e alunos, assim como, não possui uma estrutura adequada para receber alunos com deficiência.

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