Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE: ENTRELAÇANDO DISCUSSÕES RELEVANTES PARA O CONTEXTO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: ESCOLA, INCLUSÃO, PRECONCEITO, GÊNERO Comunicação Oral (CO) GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A escola é um espaço social de formação em que a aprendizagem de conteúdos e de práticas deve favorecer a inserção dos indivíduos nas questões ínsitas à sociedade; de maneira que estes se façam capazes de agir consciente e criticamente perante as situações da vida real, tendo como referencial o bom senso e a capacidade de ler, interpretar e se posicionar eticamente ante e entre a diversidade das intenções apresentadas, em um universo cultural amplo e complexo. Essa é uma das funções básicas da escola na atualidade, senão a sua principal razão de ser. Contudo, se percebe em diversos contextos que a mesma, acaba se encarregando de segregar e separar muito mais do que agregar os seres que nela estão inclusos, o que contribui para a exclusão de quem é diferente dos que seguem o padrão de normatividade. Desde o ensino fundamental ao ensino superior, a escola discrimina e exclui pessoas e grupos sociais. Esse texto busca refletir o papel da escola na formação cidadã dos seres, levando em consideração essa segregação instituída no âmbito educacional, bem como analisar como essa instituição trata o diferente, uma vez que a escola delimita espaços, segrega e institui, e quando se trata das questões inerentes a gênero essa realidade não seria diferente. As instituições de ensino por vezes acabam trazendo mais o preconceito e delimitando os espaços do que outras instituições, talvez por se tratar de espaços onde todos se encontram das mais variadas esferas, esse encontro muitas vezes permeado pelos preconceitos e conceitos individuais acabam deixando prevalecer a ideia de alguns em detrimento de outros. Como suporte para esse trabalho se fará uma analise bibliográfica critica a respeito do papel da escola como formadora de opinião, de modo que se buscará refletir sobre as possibilidades de respeitar, no âmbito do ensino regular, a igualdade e ao mesmo tempo, a diversidade existente entre os seres e os grupos humanos, na perspectiva da inclusão. Parte-se da hipótese de que a igualdade não equivale à uniformidade e de que essa igualdade só se assegura se a diversidade existir.

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