O ensino voltado para turmas de EJA, em geral, exige determinadas especificidades, principalmente em relação às turmas do Fundamental II. Percebendo a multiplicidade do alunado e o auxílio mínimo da graduação para preparação do aluno de licenciatura para atender esse público, refletimos sobre a abordagem e a importância da Literatura nesse processo de formação e acerca dos percalços enfrentados pelos atores do estágio supervisionado: alunos, estagiário, universidade, espaço escolar e supervisor. Nesse sentido, intencionamos promover um projeto baseado na metodologia de sequência didática expandida visando o período de um ano com encontros quinzenais. Para realizarmos um trabalho efetivo que abordasse a tríade da formação em Letras: Ensino, Língua e Literatura, selecionamos o gênero literário/jornalístico Crônica. Assim, apresentaremos, neste artigo, o desenvolvimento e as estratégias de ensino utilizadas na aplicação do projeto intitulado: "Crônica: um encontro entre o texto jornalístico e a fruição literária no cotidiano em seus diversos olhares" realizado na biblioteca do SESC Centro, Campina Grande - Paraíba, visando as turmas A e B do Ciclo 4 da EJA, produzido pela estagiária da biblioteca com orientação e supervisão do professor titular das turmas citadas. A seleção dos textos literários teve como foco algumas temáticas do cotidiano: família, sorte e azar, sentimentos e afetividades, infidelidade, aniversário, dependência da tecnologia, entre outras. Selecionamos cronistas desde a canônica Rachel de Queiroz até o contemporâneo Luis Fernando Veríssimo, além da leitura de gêneros midiáticos até os populares.