Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ABORDAGEM DA PERSPECTIVA DO SABER FAZER SOBRE CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Palavra-chaves: CURRíCULO, ALUNO SURDO, INCLUSãO Comunicação Oral (CO) GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho busca discutir a utilização do currículo na educação de surdos como forma de incluir esses alunos ao ensino regular, assim, propomos um diálogo sobre as estratégias e métodos de ensino/aprendizagem abordados no currículo. Cujo objetivo é orientar os professores nas práticas de ensino de alunos surdos com o intuito de proporcionar a esse aluno, formas adequadas de aprendizagem. Mas também iremos discutir a questão do bilinguismo, o qual propõe o ensino da língua de sinais Libras como língua materna dos surdos, e tendo como segunda língua o português brasileiro na modalidade escrita. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que serão discutidas as percepções e polêmicas que envolvem o currículo, pois tantos os ouvintes como os surdos se divergem numa discussão acerca do currículo, que tentam mascarar a capacidade desses alunos surdos de desenvolverem de acordo com suas limitações em um ambiente que deveria acolher, em vez de dificultar seu livre acesso ao ensino regular. Assim, é preciso que o corpo docente se envolva nesta causa com engajamento e precisão, colocando o aluno surdo no centro de seus trabalhos pedagógicos, desta forma poderá incluí-lo na educação regular. Criando nos demais colegas de turma o hábito notório de se lidar com as diferenças existentes na sociedade, desta forma é necessário que currículo esteja configurado plenamente e adaptado à identidade cultural como um todo para que se possa trabalhar com estes alunos de maneira clara e objetiva. Com uma metodologia de ensino para cada série, dando ênfase as leis que garantem ao professor ter um interprete em sala para facilitar o aprendizado do aluno. O que não impedi o uso de recursos destinado para cursos de capacitação de professores, tornando provável o letramento e interpretação do conteúdo por parte do aluno surdo.

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