O presente trabalho volta-se à reflexão da proposta pedagógica da educação do campo e a realidade da escola do campo. A delimitação do campo empírico possibilitou observar como esta proposta pedagógica vem se desenvolvendo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Honório Alves de onde observamos as práticas pedagógicas. Além disso, realizamos um breve histórico da educação rural à educação do campo e a ação dos movimentos sociais do campo. Como principais referenciais teóricos contou-se com as contribuições de autores como: Roseli Salete Caldart, Maria da Glória Gohn, Angela Monteiro Pires e Celi Zulke Taffarel. Como resultados desse estudo e da observação sistemática na referida escola, destacam-se o interesse de articular os conteúdos com a realidade dos alunos; por outro lado, constata-se que a ausência de uma formação específica sobre a educação do campo, impede que a escola se desenvolva como tal, e que com a referida formação possibilita-se aos professores e gestores da escola a capacidade de coordenar a construção de um currículo que contemple diferentes dimensões formativas e que articule o trabalho pedagógico na dimensão do conhecimento com práticas de trabalho, cultura e luta social.