Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO SOCIAL E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS ADVINDOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFRN - CAMPUS SANTA CRUZ

Palavra-chaves: INCLUSÃO SOCIAL, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, PERMANÊNCIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍTICAS PÚBLICAS Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar uma análise sobre a inclusão e a permanência dos alunos que tiveram acesso através das políticas públicas do sistema de cotas no Curso de Licenciatura em Matemática no Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), esta inclusão social é garantida pela Lei nº 12.711/12. O objetivo deste estudo é mostrar como a instituição segue a legislação assegurando a inclusão, bem como, examinar a permanência dos alunos que foram favorecidos por este processo inclusivo. A metodologia usada está inserida no campo dos estudos qualitativos e quantitativos, recorrendo-se ao exame de documentos oficiais e às apreciações destes. O referido curso em seus processos seletivos, oferta 40 vagas anuais, após a legislação supracitada, tem-se que, 20 destas vagas foram definidas para candidatos provenientes da Escola Pública, da quais, 10 vagas são destinadas para os candidatos que procedem de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. Neste trabalho foram avaliadas as turmas ingressantes de 2013 a 2016, e observamos que todas iniciam com o percentual de 25% dos alunos provenientes do sistema de cotas, e atualmente entre os estudantes matriculados nas turmas o percentual elevou-se para 31,04% de alunos cotistas, considerando todas as dificuldades do ensino superior. É importante expor também que a instituição desenvolve ações em consonância com outras políticas públicas no intuito do formando permanecer em sala de aula, possibilitando que estes realizem as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Podemos afirmar que as políticas inclusivas têm resultados satisfatórios, porém não sozinhas, pois, possibilitar o acesso não pode ser a única ação para garantir a permanência, os mecanismos de inclusão dos alunos na Educação Superior são muito importantes e devem ser seguidos de ações destes para a permanência com êxito.

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