Apesar dos Poríferos serem animais conspícuos sob a óptica dos aspectos ecológicos (participam de muitas teias alimentares, abrigam comunidades de organismos aquáticos e algumas de suas espécies apresentam substâncias bioativas, que são usadas em terapias anticancerígenas), muitas vezes o processo ensino-aprendizagem deste grupo zoológico, não acontece de maneira eficaz. Objetivou-se descrever o emprego da abordagem didática utilizando modelos tridimensionais do Filo Porífera no processo ensino aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (Barra de Santa Rosa – PB). A pesquisa foi desenvolvida com 22 discentes do 7º ano da referida escola (turno diurno, apenas nos horários das aulas de ciências), durante o período de setembro a novembro de 2014. A coleta de dados deu-se através da aplicação de questionários semiestruturados e palestras junto aos alunos, além de vivências com a construção de modelos didáticos. Os dados foram trabalhados quali quantitativamente e apresentados na forma de textos e valores percentuais. A importância atribuída ao ambiente praiano não variou muito do ponto de vista numérico nos dois momentos desse estudo. Todavia, o sentimento negativo de medo em relação ao ambiente da praia foi numericamente diminuído após a intervenção didática. Ao realizar a dinâmica com a massa de biscuit, registrou-se a importância das aulas dinâmicas que envolvam os alunos diretamente com o tema. Considera-se que as aulas teóricas são indispensáveis, mas que devem ser sempre acompanhadas de atividades dinâmicas, para que não se tornem cansativas.