O presente estudo reflete sobre a contribuição da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD enquanto agência formadora de profissionais da educação na área da Educação Especial, objetivando instrumentá-los com conhecimentos teóricos-práticos com vistas ao fortalecimento no Estado da Paraíba da inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Destarte, esta pesquisa qualitativa, teórico-metodológica e documental elegeu a formação de professores, educação especial e educação inclusiva como categorias norteadoras para melhor conhecer a formação continuada de professores na área de educação especial em uma perspectiva inclusiva, objetivando promover a interface entre os saberes. Inicia refletindo sobre Educação Inclusiva enquanto direito de todos e a importância da formação docente como forma de instrumentalizar o professor no sentido de melhor incluir seu aluno ao ser capacitado com conhecimentos teóricos-práticos que possibilitem o aflorar de novas alternativas metodológicas e práticas pedagógicas. Traz ainda alguns marcos normativos da Educação Especial e documentos que referendam a necessidade da formação do professor. Como resultado, apresenta o trabalho de formação continuada desenvolvido pela FUNAD e o quantitativo de profissionais docentes que já foram capacitados pela Instituição. Apresenta ainda os três programas federais criados para apoiar o processo de inclusão dos alunos da Educação Especial e que estão localizados na sede da FUNAD. Por fim, conclui denotando a importância de professores habilitados para fazerem a diferença, tanto no serviço do atendimento educacional especializado, quanto no desempenho de suas funções nas salas comuns no acolhimento dos alunos público-alvo da Educação Especial.