Esta pesquisa proporciona uma reflexão referente a aspectos inerentes as formas de avaliação dentro do Ensino Regular direcionadas para alunos com Deficiência na cidade de Crato-CE, evidenciando práticas positivas avaliadas dentro do contexto Escolar. Nosso objetivo é proporcionar reflexões que possam contribuir para orientar a ação docente na área inclusiva e professores do Ensino Regular, reforçando a avaliação em uma perspectiva inclusiva, que busca atender todas as especificidades dentro de uma sala de aula, refletir sobre a importância de práticas avaliativas desenvolvidas por docentes no contexto escolar visando à inclusão dos alunos com deficiência, bem como exercícios avaliativos decorrentes de um trabalho desenvolvido por professoras atuantes em salas de aula comum, sendo elas, Nazaré e Mariana. Dentro da abordagem qualitativa de pesquisa, iremos evidenciar o desenvolvimento de ações realizadas por professoras atuantes na sala de aula comum, descrevendo ações de sucesso. Nossa expectativa é que o trabalho venha agregar informações à área de Educação Inclusiva, mostrando as possibilidades acerca do processo de avaliação frente à inclusão escolar. Finalizamos, por apresentar que a prática avaliativa docente deve procurar se adequar em atender as especificidades de cada educando, buscando superar suas limitações. É preciso repensar ações docentes atuais, que procuram desenvolver uma forma de avaliação visando números e não a qualidade e a possibilidade de atender a todos.