Este artigo pretende levantar reflexões sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular. Pela força da lei, a inclusão é imposta como política nacional em escolas das redes municipais, estaduais e privadas em todos os segmentos e anos de escolaridade. Porém, ainda é insuficiente a realização da efetiva inclusão devido a vários fatores; tais como: a formação docente, estrutura física da escola, adaptações curriculares, metodologia de ensino, afetividade e sensibilidade dos professores regentes, profissionais especialistas, intérprete de LIBRAS, professores de atendimento educacional especializado, dentre outros. Transformar uma escola regular em uma escola inclusiva ainda é um desafio no Brasil em várias instâncias. Entendemos que a filosofia da política inclusiva é positiva em si mesma. Porém, ao se tratar de alunos surdos, a necessidade linguística impõe várias mudanças no âmbito escolar gerando desafios a serem construídos. Partimos do princípio de que a LIBRAS-lingua Brasileira de Sinais deve ser a primeira língua da pessoa surda. Por isso, as estratégias de ensino e a metodologia empregada não devem ser pautadas na política oral-auditiva e sim na perspectiva viso espacial. A prática da rede regular de ensino ainda se encontrar enraizada no viés oral auditivo e de reprodução do que o professor deseja, tornando o aluno como mero repetidor e copistas do conteúdo ensinado. No presente trabalho apresentaremos a análise de uma professora regente efetiva de uma escola Estadual do Rio de Janeiro. A professora aponta em seu depoimento, suas dificuldades e traz contribuições a respeito de suas estratégias de ensino que oferecem bons resultados. A análise do depoimento será fundamentada com autores e legislações vigentes pertinentes a realidade vivida pela professora. Optamos pela metodologia de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. O trabalho será fundamentado pelos seguintes autores: GLAT, 2009; LACERDA&SANTOS, 2014; SANTOS, 2006; LACERDA&LODI, 2009 para discutir sobre a inclusão escolar e a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino e suas peculiaridades e utilizaremos a autora SANTANA, 2007 para apontar as necessidades linguísticas do surdo.
Palavra-chave: Inclusão escolar, surdez, direito linguístico.