A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22578 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 345 "inscrito_id" => 1393 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => """ Este artigo pretende levantar reflexões sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular. Pela força da lei, a inclusão é imposta como política nacional em escolas das redes municipais, estaduais e privadas em todos os segmentos e anos de escolaridade. Porém, ainda é insuficiente a realização da efetiva inclusão devido a vários fatores; tais como: a formação docente, estrutura física da escola, adaptações curriculares, metodologia de ensino, afetividade e sensibilidade dos professores regentes, profissionais especialistas, intérprete de LIBRAS, professores de atendimento educacional especializado, dentre outros. Transformar uma escola regular em uma escola inclusiva ainda é um desafio no Brasil em várias instâncias. Entendemos que a filosofia da política inclusiva é positiva em si mesma. Porém, ao se tratar de alunos surdos, a necessidade linguística impõe várias mudanças no âmbito escolar gerando desafios a serem construídos. Partimos do princípio de que a LIBRAS-lingua Brasileira de Sinais deve ser a primeira língua da pessoa surda. Por isso, as estratégias de ensino e a metodologia empregada não devem ser pautadas na política oral-auditiva e sim na perspectiva viso espacial. A prática da rede regular de ensino ainda se encontrar enraizada no viés oral auditivo e de reprodução do que o professor deseja, tornando o aluno como mero repetidor e copistas do conteúdo ensinado. No presente trabalho apresentaremos a análise de uma professora regente efetiva de uma escola Estadual do Rio de Janeiro. A professora aponta em seu depoimento, suas dificuldades e traz contribuições a respeito de suas estratégias de ensino que oferecem bons resultados. A análise do depoimento será fundamentada com autores e legislações vigentes pertinentes a realidade vivida pela professora. Optamos pela metodologia de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. O trabalho será fundamentado pelos seguintes autores: GLAT, 2009; LACERDA&SANTOS, 2014; SANTOS, 2006; LACERDA&LODI, 2009 para discutir sobre a inclusão escolar e a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino e suas peculiaridades e utilizaremos a autora SANTANA, 2007 para apontar as necessidades linguísticas do surdo.\r\n \r\n Palavra-chave: Inclusão escolar, surdez, direito linguístico. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, SURDEZ, DIREITO LINGUÍSTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID1393_01092016232736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA GONÇALVES FERREIRA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA CASTRO" "autor_email" => "marianagfcastro@gmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22578 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 345 "inscrito_id" => 1393 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => """ Este artigo pretende levantar reflexões sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular. Pela força da lei, a inclusão é imposta como política nacional em escolas das redes municipais, estaduais e privadas em todos os segmentos e anos de escolaridade. Porém, ainda é insuficiente a realização da efetiva inclusão devido a vários fatores; tais como: a formação docente, estrutura física da escola, adaptações curriculares, metodologia de ensino, afetividade e sensibilidade dos professores regentes, profissionais especialistas, intérprete de LIBRAS, professores de atendimento educacional especializado, dentre outros. Transformar uma escola regular em uma escola inclusiva ainda é um desafio no Brasil em várias instâncias. Entendemos que a filosofia da política inclusiva é positiva em si mesma. Porém, ao se tratar de alunos surdos, a necessidade linguística impõe várias mudanças no âmbito escolar gerando desafios a serem construídos. Partimos do princípio de que a LIBRAS-lingua Brasileira de Sinais deve ser a primeira língua da pessoa surda. Por isso, as estratégias de ensino e a metodologia empregada não devem ser pautadas na política oral-auditiva e sim na perspectiva viso espacial. A prática da rede regular de ensino ainda se encontrar enraizada no viés oral auditivo e de reprodução do que o professor deseja, tornando o aluno como mero repetidor e copistas do conteúdo ensinado. No presente trabalho apresentaremos a análise de uma professora regente efetiva de uma escola Estadual do Rio de Janeiro. A professora aponta em seu depoimento, suas dificuldades e traz contribuições a respeito de suas estratégias de ensino que oferecem bons resultados. A análise do depoimento será fundamentada com autores e legislações vigentes pertinentes a realidade vivida pela professora. Optamos pela metodologia de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. O trabalho será fundamentado pelos seguintes autores: GLAT, 2009; LACERDA&SANTOS, 2014; SANTOS, 2006; LACERDA&LODI, 2009 para discutir sobre a inclusão escolar e a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino e suas peculiaridades e utilizaremos a autora SANTANA, 2007 para apontar as necessidades linguísticas do surdo.\r\n \r\n Palavra-chave: Inclusão escolar, surdez, direito linguístico. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, SURDEZ, DIREITO LINGUÍSTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID1393_01092016232736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA GONÇALVES FERREIRA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA CASTRO" "autor_email" => "marianagfcastro@gmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }