A PRÁTICA DOCENTE E A HISTÓRIA DO POVO NEGRO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22630 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 926 "inscrito_id" => 594 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE E A HISTÓRIA DO POVO NEGRO" "resumo" => "Esse artigo é resultado de uma pesquisa de iniciação científica, cota 2015-2016, desenvolvida no/pelo Grupo de Pesquisa Dialogando com a Diversidade Étnico-Racial, o qual busca compreender de que modo à implementação da Lei 10.639/2003 acontece em três escolas da rede pública municipal de ensino de Campina Grande-PB, em turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental. O objetivo geral do nosso trabalho é analisar como professoras e alunos tratam a temática africana e afro-brasileira, especificamente, relacionar como o conteúdo sobre a questão negra provoca a professora e alunos/as no cotidiano da sala de aula. Em pesquisas anteriores, verificou-se que as docentes utilizavam como único recurso o livro didático, durante as aulas de história. Diante dessa observação, procuramos dar maior atenção à forma como mediavam às aulas de história e, como tratavam a temática africana e afro-brasileira. Constatamos então, que seria necessário desenvolver oficinas de formação para as docentes, pois, em entrevista com as mesmas, foi declarado que tinham pouco conhecimento acerca do tema, o que comprometia o ensino efetivo dos conteúdos referentes ao assunto. A metodologia qualitativa da nossa pesquisa foi a dos/nos/com os cotidianos (ALVES, 2008), pois, entende-se que o pesquisador precisa se envolver e mergulhar na realidade que deseja conhecer e desvelar suas necessidades. Esse tipo de pesquisa permite várias técnicas de desenvolvimento da mesma, inclusive a intervenção com uma formação continuada para as docentes. Com essa intervenção conseguimos vislumbrar e conhecer em uma profundidade maior a forma como professoras e alunos entendiam e acreditavam a/na temática. Foram realizadas duas oficinas em que foram tratados os conceitos de diversidade, discriminação, preconceito, racismo, na primeira, e acerca da África, com suas riquezas, na segunda. As pesquisadoras se dividiram em duplas para ficar com cada turma do 4º e 5º ano e a orientadora e coordenadora da pesquisa ficou com as professoras, trabalhando o mesmo tema, permitindo que fosse dado continuidade pela professora o estudo da temática. Concluímos que foi muito produtivo, desafiador e enriquecedor para todas as atividades desenvolvidas: as pesquisadoras além do estudo, planejamento de sequências didáticas e recursos materiais, a vivência de sala de aula, para as docentes, o estudo, a roda de conversas, com trocas de conhecimento e para os alunos as aulas interativas, problematizadoras e os temas de fácil compreensão gerou satisfação na maioria das pessoas do grupo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID594_23102016163639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMARA BESERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDMARA BESERRA" "autor_email" => "edmarabeserra@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22630 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 926 "inscrito_id" => 594 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE E A HISTÓRIA DO POVO NEGRO" "resumo" => "Esse artigo é resultado de uma pesquisa de iniciação científica, cota 2015-2016, desenvolvida no/pelo Grupo de Pesquisa Dialogando com a Diversidade Étnico-Racial, o qual busca compreender de que modo à implementação da Lei 10.639/2003 acontece em três escolas da rede pública municipal de ensino de Campina Grande-PB, em turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental. O objetivo geral do nosso trabalho é analisar como professoras e alunos tratam a temática africana e afro-brasileira, especificamente, relacionar como o conteúdo sobre a questão negra provoca a professora e alunos/as no cotidiano da sala de aula. Em pesquisas anteriores, verificou-se que as docentes utilizavam como único recurso o livro didático, durante as aulas de história. Diante dessa observação, procuramos dar maior atenção à forma como mediavam às aulas de história e, como tratavam a temática africana e afro-brasileira. Constatamos então, que seria necessário desenvolver oficinas de formação para as docentes, pois, em entrevista com as mesmas, foi declarado que tinham pouco conhecimento acerca do tema, o que comprometia o ensino efetivo dos conteúdos referentes ao assunto. A metodologia qualitativa da nossa pesquisa foi a dos/nos/com os cotidianos (ALVES, 2008), pois, entende-se que o pesquisador precisa se envolver e mergulhar na realidade que deseja conhecer e desvelar suas necessidades. Esse tipo de pesquisa permite várias técnicas de desenvolvimento da mesma, inclusive a intervenção com uma formação continuada para as docentes. Com essa intervenção conseguimos vislumbrar e conhecer em uma profundidade maior a forma como professoras e alunos entendiam e acreditavam a/na temática. Foram realizadas duas oficinas em que foram tratados os conceitos de diversidade, discriminação, preconceito, racismo, na primeira, e acerca da África, com suas riquezas, na segunda. As pesquisadoras se dividiram em duplas para ficar com cada turma do 4º e 5º ano e a orientadora e coordenadora da pesquisa ficou com as professoras, trabalhando o mesmo tema, permitindo que fosse dado continuidade pela professora o estudo da temática. Concluímos que foi muito produtivo, desafiador e enriquecedor para todas as atividades desenvolvidas: as pesquisadoras além do estudo, planejamento de sequências didáticas e recursos materiais, a vivência de sala de aula, para as docentes, o estudo, a roda de conversas, com trocas de conhecimento e para os alunos as aulas interativas, problematizadoras e os temas de fácil compreensão gerou satisfação na maioria das pessoas do grupo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID594_23102016163639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMARA BESERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDMARA BESERRA" "autor_email" => "edmarabeserra@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }