Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ATRIBUIÇÕES DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/ UFCG A RESPEITO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO 1º PERIODO

Palavra-chaves: LICENCIANDOS, PERCEPÇÃO, DIFICULDADES Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22720
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 699
    "inscrito_id" => 3541
    "titulo" => "ATRIBUIÇÕES DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/ UFCG A RESPEITO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO 1º PERIODO"
    "resumo" => "A construção do saber na Universidade requer um compromisso mútuo entre a instituição de ensino (administração e corpo docente) e o próprio discente, por uma educação superior de qualidade. Entretanto, há muitas variáveis que influenciam no sucesso e fracasso acadêmico durante a integralização curricular, essas variáveis estão relacionadas de forma direta com a evasão nas instituições de ensino superior do mundo inteiro. Desta maneira, o presente trabalho objetivou descrever como os licenciandos de duas turmas (Noturna e Diurna) 2º período em Ciências Biológicas avaliam as dificuldades encontradas no curso durante o primeiro período. A proposta foi desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES/ UFCG, município de Cuité – PB, durante uma aula de zoologia dos invertebrados II. Utilizou-se um questionário estruturado, com vistas a registrar a percepção dos discentes sobre eles mesmos durante o semestre. É notória a dificuldade dos alunos da biologia em conseguir relacionar conhecimentos quantitativos com a biologia, assim como a deficiência na disciplina de botânica que pode ser explicada por herdarem essa deficiência do seu ensino médio. Os dados obtidos nesse trabalho poderão ser utilizados tanto para aprimorar ferramentas de ensino quanto para trabalhos que venham ser desenvolvidos em um futuro próximo, levando em consideração a diferença de gênero, sugere-se que haja uma ampliação do uso desse recurso didático na escola, visando suprir as necessidades do alunado e ao mesmo tempo estimular os professores a pesquisarem sobre suas praticas pedagógicas, consequentemente fazendo com que esse publico chegue cada vez mais próximo da aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "LICENCIANDOS, PERCEPÇÃO, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID3541_13102016154400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIO IAN DE SOUZA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "LIVIO IAN"
    "autor_email" => "livioian@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22720
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 699
    "inscrito_id" => 3541
    "titulo" => "ATRIBUIÇÕES DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CES/ UFCG A RESPEITO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO 1º PERIODO"
    "resumo" => "A construção do saber na Universidade requer um compromisso mútuo entre a instituição de ensino (administração e corpo docente) e o próprio discente, por uma educação superior de qualidade. Entretanto, há muitas variáveis que influenciam no sucesso e fracasso acadêmico durante a integralização curricular, essas variáveis estão relacionadas de forma direta com a evasão nas instituições de ensino superior do mundo inteiro. Desta maneira, o presente trabalho objetivou descrever como os licenciandos de duas turmas (Noturna e Diurna) 2º período em Ciências Biológicas avaliam as dificuldades encontradas no curso durante o primeiro período. A proposta foi desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES/ UFCG, município de Cuité – PB, durante uma aula de zoologia dos invertebrados II. Utilizou-se um questionário estruturado, com vistas a registrar a percepção dos discentes sobre eles mesmos durante o semestre. É notória a dificuldade dos alunos da biologia em conseguir relacionar conhecimentos quantitativos com a biologia, assim como a deficiência na disciplina de botânica que pode ser explicada por herdarem essa deficiência do seu ensino médio. Os dados obtidos nesse trabalho poderão ser utilizados tanto para aprimorar ferramentas de ensino quanto para trabalhos que venham ser desenvolvidos em um futuro próximo, levando em consideração a diferença de gênero, sugere-se que haja uma ampliação do uso desse recurso didático na escola, visando suprir as necessidades do alunado e ao mesmo tempo estimular os professores a pesquisarem sobre suas praticas pedagógicas, consequentemente fazendo com que esse publico chegue cada vez mais próximo da aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "LICENCIANDOS, PERCEPÇÃO, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID3541_13102016154400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIO IAN DE SOUZA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "LIVIO IAN"
    "autor_email" => "livioian@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A construção do saber na Universidade requer um compromisso mútuo entre a instituição de ensino (administração e corpo docente) e o próprio discente, por uma educação superior de qualidade. Entretanto, há muitas variáveis que influenciam no sucesso e fracasso acadêmico durante a integralização curricular, essas variáveis estão relacionadas de forma direta com a evasão nas instituições de ensino superior do mundo inteiro. Desta maneira, o presente trabalho objetivou descrever como os licenciandos de duas turmas (Noturna e Diurna) 2º período em Ciências Biológicas avaliam as dificuldades encontradas no curso durante o primeiro período. A proposta foi desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES/ UFCG, município de Cuité – PB, durante uma aula de zoologia dos invertebrados II. Utilizou-se um questionário estruturado, com vistas a registrar a percepção dos discentes sobre eles mesmos durante o semestre. É notória a dificuldade dos alunos da biologia em conseguir relacionar conhecimentos quantitativos com a biologia, assim como a deficiência na disciplina de botânica que pode ser explicada por herdarem essa deficiência do seu ensino médio. Os dados obtidos nesse trabalho poderão ser utilizados tanto para aprimorar ferramentas de ensino quanto para trabalhos que venham ser desenvolvidos em um futuro próximo, levando em consideração a diferença de gênero, sugere-se que haja uma ampliação do uso desse recurso didático na escola, visando suprir as necessidades do alunado e ao mesmo tempo estimular os professores a pesquisarem sobre suas praticas pedagógicas, consequentemente fazendo com que esse publico chegue cada vez mais próximo da aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.