Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A EXPERIÊNCIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO MUNICÍPIO DE GURINHÉM-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, AEE, SALA DE RECURSOS Pôster (PO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A implantação das salas de recursos multifuncionais e a oferta do Atendimento Educacional Especializado tem se configurado em um grande desafio para os sistemas de ensino, uma vez que se propõe a oferecer um serviço complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Nosso objetivo neste texto é apresentar uma breve discussão sobre a Política Nacional de Educação Inclusiva e o relato de experiência da sala de recursos multifuncional do município de Gurinhém, que funciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro, ofertando atendimento educacional especializado aos alunos da rede municipal e Estadual das áreas urbana e rural do município. Este estudo se caracteriza do ponto de vista metodológico como uma revisão bibliográfica e relato de experiência, tomando como base a experiência de coordenar o funcionamento do setor de AEE no município. As considerações nessa experiência revelam que as políticas destinadas à Educação Inclusiva e a efetivação do Atendimento Educacional Especializado tem se propagando de modo crescente nos últimos anos no Brasil e que muitos municípios têm alcançado resultados satisfatórios com a implantação da sala de recursos multifuncionais e a oferta do AEE para os alunos público-alvo desse serviço. Contudo, vale ressaltar que a sala de recursos também enfrenta algumas barreiras, uma vez que não dispõe de todos os recursos e equipamentos necessários para atender as necessidades e particularidades de cada aluno.

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