O Trabalho aqui apresentado busca refletir sobre a prática do ensino de música na educação infantil, e a possibilidade do pedagogo, enquanto professor polivalente, introduzir tais conteúdos em salas de aula da educação infantil. O artigo debate pontos importantes, “como deve ser considerada a música pelo professor da educação infantil” e “bases para práticas pedagógicas de musicalização na educação infantil” tratando a música enquanto linguagem, dotada de expressividade, corporeidade e significado. A música é essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo, uma vez que, ela proporciona a interação, interpretação e a criação, a partir de seus elementos sonoros, cujo quais tem evidente presença na vida humana, tanto de forma cultural, quanto social. A música na educação infantil deve despertar o potencial criador e ampliando a leitura de mundo dos indivíduos que por ela são sensibilizados. A musicalização não deve ser vista como algo dado a um grupo privilegiado, que por determinado fator nasce dotado de talento para tal arte, pelo contrário a música é uma linguagem e sendo assim é algo especificamente humano. Assim o trabalho além de discutir a musicalização infantil ainda aponta a possibilidade do pedagogo, mesmo sem formação acadêmica específica para área musical, poder trazer para o dia-a-dia de sua prática docente, conteúdos referentes ao ensino de música, que é pratica essencial para o desenvolvimento integral da criança, e que sem dúvida deve vir já nos anos iniciais. O professor é pesquisador e a busca por entender determinadas questões especificas da música, irá, sem dúvidas, enriquecer sua prática docente, assim como também ampliará seus saberes, podendo proporcionar inúmeras aprendizagens para seus educandos.