MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES DE UM PEDAGOGO NA INICIAÇÃO MUSICAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23068 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 477 "inscrito_id" => 2822 "titulo" => "MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES DE UM PEDAGOGO NA INICIAÇÃO MUSICAL" "resumo" => "O Trabalho aqui apresentado busca refletir sobre a prática do ensino de música na educação infantil, e a possibilidade do pedagogo, enquanto professor polivalente, introduzir tais conteúdos em salas de aula da educação infantil. O artigo debate pontos importantes, “como deve ser considerada a música pelo professor da educação infantil” e “bases para práticas pedagógicas de musicalização na educação infantil” tratando a música enquanto linguagem, dotada de expressividade, corporeidade e significado. A música é essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo, uma vez que, ela proporciona a interação, interpretação e a criação, a partir de seus elementos sonoros, cujo quais tem evidente presença na vida humana, tanto de forma cultural, quanto social. A música na educação infantil deve despertar o potencial criador e ampliando a leitura de mundo dos indivíduos que por ela são sensibilizados. A musicalização não deve ser vista como algo dado a um grupo privilegiado, que por determinado fator nasce dotado de talento para tal arte, pelo contrário a música é uma linguagem e sendo assim é algo especificamente humano. Assim o trabalho além de discutir a musicalização infantil ainda aponta a possibilidade do pedagogo, mesmo sem formação acadêmica específica para área musical, poder trazer para o dia-a-dia de sua prática docente, conteúdos referentes ao ensino de música, que é pratica essencial para o desenvolvimento integral da criança, e que sem dúvida deve vir já nos anos iniciais. O professor é pesquisador e a busca por entender determinadas questões especificas da música, irá, sem dúvidas, enriquecer sua prática docente, assim como também ampliará seus saberes, podendo proporcionar inúmeras aprendizagens para seus educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POTENCIAL CRIADOR, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID2822_24092016113410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR CARLOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR CARLOS" "autor_email" => "arthurcarlos17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23068 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 477 "inscrito_id" => 2822 "titulo" => "MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES DE UM PEDAGOGO NA INICIAÇÃO MUSICAL" "resumo" => "O Trabalho aqui apresentado busca refletir sobre a prática do ensino de música na educação infantil, e a possibilidade do pedagogo, enquanto professor polivalente, introduzir tais conteúdos em salas de aula da educação infantil. O artigo debate pontos importantes, “como deve ser considerada a música pelo professor da educação infantil” e “bases para práticas pedagógicas de musicalização na educação infantil” tratando a música enquanto linguagem, dotada de expressividade, corporeidade e significado. A música é essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo, uma vez que, ela proporciona a interação, interpretação e a criação, a partir de seus elementos sonoros, cujo quais tem evidente presença na vida humana, tanto de forma cultural, quanto social. A música na educação infantil deve despertar o potencial criador e ampliando a leitura de mundo dos indivíduos que por ela são sensibilizados. A musicalização não deve ser vista como algo dado a um grupo privilegiado, que por determinado fator nasce dotado de talento para tal arte, pelo contrário a música é uma linguagem e sendo assim é algo especificamente humano. Assim o trabalho além de discutir a musicalização infantil ainda aponta a possibilidade do pedagogo, mesmo sem formação acadêmica específica para área musical, poder trazer para o dia-a-dia de sua prática docente, conteúdos referentes ao ensino de música, que é pratica essencial para o desenvolvimento integral da criança, e que sem dúvida deve vir já nos anos iniciais. O professor é pesquisador e a busca por entender determinadas questões especificas da música, irá, sem dúvidas, enriquecer sua prática docente, assim como também ampliará seus saberes, podendo proporcionar inúmeras aprendizagens para seus educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POTENCIAL CRIADOR, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID2822_24092016113410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR CARLOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR CARLOS" "autor_email" => "arthurcarlos17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }