Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS NO BREJO PARAIBANO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, INCLUSÃO DIGITAL, INCLUSÃO DIGITAL Comunicação Oral (CO) GT-11 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23003
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 1802
    "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS NO BREJO PARAIBANO"
    "resumo" => "No Brasil, existem cerca 14,5 milhões de pessoas acima de 60 anos. A parcela da população brasileira com mais de sessenta anos de idade cresceu de 4% em 1940 para 10% na atualidade. Diante disso, a realização de políticas públicas e estudos que contribuam para a qualidade de vida na terceira idade validam-se não apenas na valorização da dignidade do idoso, enquanto cidadão, mas também na medida em que satisfazem as necessidades de uma parcela significativa da população. Neste contexto, este trabalho tem, como objetivo principal, a Inclusão Digital e social, com foco na comunidade de idosos da cidade de Remígio – PB, procurando promover sua aptidão ao encararem a realidade do mundo virtual e tecnológico, afastando-os da classe de “Analfabetos Digital”, além de conscientizá-los no exercício pleno de suas cidadanias. Para alcançar estes objetivos, o projeto “Inserção Social Através da Informática – Uma Abordagem Envolvendo Toda Comunidade”, em desenvolvimento no Centro de Ciências Agrarias da Universidade Federal da Paraíba –, Campus II, reuniu parceiros e promoveu ações no brejo paraibano. Foram ministrados cursos de informática, cujas metodologias de ensino consistem em aplicativos e exercícios práticos voltados para este público-alvo, bem como testes avaliativos e questionários, para analisar seu perfil e perspectivas de trabalho do projeto. Contatou-se 33% dos alunos do curso, era formado por pessoas com idades superiores a 56 anos, dos quais 72% nunca tiveram contato com computadores. Apesar de o projeto estar em andamento, é notório o quanto as atividades e os cursos ministrados produzem resultados relevantes e gratificantes, tanto para a comunidade quanto para a equipe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, INCLUSÃO DIGITAL, INCLUSÃO DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA11_ID1802_26082016230401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LOURIVALDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ LOURIVALDO"
    "autor_email" => "jlourivaldoagro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CAMPUS II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23003
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 1802
    "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS NO BREJO PARAIBANO"
    "resumo" => "No Brasil, existem cerca 14,5 milhões de pessoas acima de 60 anos. A parcela da população brasileira com mais de sessenta anos de idade cresceu de 4% em 1940 para 10% na atualidade. Diante disso, a realização de políticas públicas e estudos que contribuam para a qualidade de vida na terceira idade validam-se não apenas na valorização da dignidade do idoso, enquanto cidadão, mas também na medida em que satisfazem as necessidades de uma parcela significativa da população. Neste contexto, este trabalho tem, como objetivo principal, a Inclusão Digital e social, com foco na comunidade de idosos da cidade de Remígio – PB, procurando promover sua aptidão ao encararem a realidade do mundo virtual e tecnológico, afastando-os da classe de “Analfabetos Digital”, além de conscientizá-los no exercício pleno de suas cidadanias. Para alcançar estes objetivos, o projeto “Inserção Social Através da Informática – Uma Abordagem Envolvendo Toda Comunidade”, em desenvolvimento no Centro de Ciências Agrarias da Universidade Federal da Paraíba –, Campus II, reuniu parceiros e promoveu ações no brejo paraibano. Foram ministrados cursos de informática, cujas metodologias de ensino consistem em aplicativos e exercícios práticos voltados para este público-alvo, bem como testes avaliativos e questionários, para analisar seu perfil e perspectivas de trabalho do projeto. Contatou-se 33% dos alunos do curso, era formado por pessoas com idades superiores a 56 anos, dos quais 72% nunca tiveram contato com computadores. Apesar de o projeto estar em andamento, é notório o quanto as atividades e os cursos ministrados produzem resultados relevantes e gratificantes, tanto para a comunidade quanto para a equipe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, INCLUSÃO DIGITAL, INCLUSÃO DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA11_ID1802_26082016230401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LOURIVALDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ LOURIVALDO"
    "autor_email" => "jlourivaldoagro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CAMPUS II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

No Brasil, existem cerca 14,5 milhões de pessoas acima de 60 anos. A parcela da população brasileira com mais de sessenta anos de idade cresceu de 4% em 1940 para 10% na atualidade. Diante disso, a realização de políticas públicas e estudos que contribuam para a qualidade de vida na terceira idade validam-se não apenas na valorização da dignidade do idoso, enquanto cidadão, mas também na medida em que satisfazem as necessidades de uma parcela significativa da população. Neste contexto, este trabalho tem, como objetivo principal, a Inclusão Digital e social, com foco na comunidade de idosos da cidade de Remígio – PB, procurando promover sua aptidão ao encararem a realidade do mundo virtual e tecnológico, afastando-os da classe de “Analfabetos Digital”, além de conscientizá-los no exercício pleno de suas cidadanias. Para alcançar estes objetivos, o projeto “Inserção Social Através da Informática – Uma Abordagem Envolvendo Toda Comunidade”, em desenvolvimento no Centro de Ciências Agrarias da Universidade Federal da Paraíba –, Campus II, reuniu parceiros e promoveu ações no brejo paraibano. Foram ministrados cursos de informática, cujas metodologias de ensino consistem em aplicativos e exercícios práticos voltados para este público-alvo, bem como testes avaliativos e questionários, para analisar seu perfil e perspectivas de trabalho do projeto. Contatou-se 33% dos alunos do curso, era formado por pessoas com idades superiores a 56 anos, dos quais 72% nunca tiveram contato com computadores. Apesar de o projeto estar em andamento, é notório o quanto as atividades e os cursos ministrados produzem resultados relevantes e gratificantes, tanto para a comunidade quanto para a equipe.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.