Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado, em andamento, a formação inicial de professores de matemática e os desafios dos processos didáticos para atuação com pessoas com deficiências, qualificado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste. Onde buscamos compreender no currículo de formação inicial de professores de matemática, as contribuições presentes que possibilitem uma prática docente crítica e reflexiva. Para tal fim, realizaremos um mapeamento das produções nos principais eventos da área, a faremos um mapeamento dos componentes e a presença de concepções de educação como inclusão social da pessoa deficiente e identificaremos elementos que evidenciem a contribuição para prática de alunos e alunas com deficiência, a partir da análise do Projeto do Curso de Matemática das Instituições selecionadas que expressem desejo de participar da pesquisa. Realizaremos entrevistas narrativas, que possibilitam a escuta discente de situações teórica e prática vivenciadas no curso e que possibilitem a formação numa perspectiva reflexiva, crítica e criativa para o trabalho com pessoas com deficiência. E refletiremos situações didáticas a partir dos dados coletados nas etapas anteriores (mapeamento das produções, análise dos documentos, escuta discentes), fazendo proposições a partir das elaborações de situações didáticas a pratica dos professores e das professoras na atuação com pessoas com deficiência. Em se tratando de uma pesquisa em andamento, apresentamos as poucas pesquisas sobre formação inicial de professores de matemática na perspectiva inclusiva, assim como resultados iniciais da análise do currículo da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, que nos mostram que há apenas uma disciplina obrigatória que trata da inclusão, LIBRAS, onde está previsto o estudo apenas da inclusão de alunos surdos.