A tecnologia cresce apressadamente de forma que, as pessoas criam e desenvolvem soluções basicamente simples no âmbito educacional de forma simultânea. O presente artigo tem como abordagem fazer referência da aprendizagem com o auxílio e uso de mecanismos tecnológicos que facilitam de alguma forma, no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva e/ou em seus aspectos motores. Buscando maneiras de entendimento e discussão sobre o uso de mecanismos tecnológicos surge uma questão de princípio motivacional à pesquisa: como a ideia da “assistividade” proporciona no fator de adaptação a pessoa com deficiência? No objetivo em buscar teóricos indispensáveis em expor sobre a temática, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica descritiva de caráter crítico, analisando e fundamentando ideias a partir dos conceitos. Portanto, neste artigo propõe uma discussão à vista da importância do uso de materiais e instrumentos tecnológicos na educação inclusiva, a serem fundamentadas reflexões sobre inclusão serão estabelecidos diálogos teóricos como, por exemplo, os seguintes autores: Brasil (2008), Galvão Filho (2009), Manzini (2005), Rodrigues, (2006) e Sonza, (2014). Pode ser considerado que a possibilidade para discutir o processo de inclusão, tendo como visão o processo de adaptação é comum a todos os indivíduos sobre a convivência interativa de enxergar o igual na diferença e, que através da peculiaridade da pessoa ser um sujeito de ação respeitosa e favorecedor da equidade também na aprendizagem. Ademais, o emprego da tecnologia assistiva pode ser visto como importante meio de utilização numa aprendizagem igualitária ou de equidade em seus fins à excelência na aprendizagem.