A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA INCLUSÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICA AMBIENTAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM SÃO LOURENÇO DA MATA-PE, BRASIL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22599 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 761 "inscrito_id" => 2183 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA INCLUSÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICA AMBIENTAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM SÃO LOURENÇO DA MATA-PE, BRASIL" "resumo" => "A evolução na Formação dos Educadores é de suma importância para que possa existir o crescimento nas atividades educacionais. A didática, assim como o aperfeiçoamento contínuo dos professores das redes publicas ou particulares influencia nas práxis pedagógicas, principalmente quando esse crescimento profissional é direcionado para a área socioambiental. Uma vez que o educador tem o papel de incorporar as práticas ambientais nas escolas. O modo como a educação ambiental pode ser incluída em qualquer matéria escolar contribui para diversas mudanças positivas no desenvolvimento do aprendizado dos alunos e mesmo na dinâmica das atividades da rede educacional. Diante disto, essa pesquisa busca identificar a percepção dos profissionais, tendo em vista o nível de suas formações, quanto a inclusão das atividades que dizem respeito a educação ambiental. Para esse estudo foram realizadas pesquisas em duas escolas da rede pública municipal de São Lourenço da Mata. Os professores consultados concordam que é importante a formação contínua e aprimoramento dos conhecimentos, além disso, os educadores mostram-se conscientes que o seu aperfeiçoamento, enquanto educador possibilita a evolução das práxis socioambientais não apenas na escola, mas também na comunidade envolvida. Assim sendo, pode-se verificar que realmente a formação continuada é importante e que a mesma exerce uma grande influencia na didática dos professores. Além disso, os educadores também se mostraram interessados com relação à inclusão da temática ambiental no currículo educacional, mesmo aqueles que afirmaram não praticá-la. Isso mostra que a falta de práticas pedagógicas ambientais não é por falta de interesse pelo tema, mas sim falta de conhecimento de como abordá-lo e integrá-lo na sala de aula, essa abordagem pode gerar mudanças na qualidade do ensino e nas vidas dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "QUALIFICAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID2183_13102016235259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA COSTA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA COSTA" "autor_email" => "mariliamedeiros@hotmail.c" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22599 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 761 "inscrito_id" => 2183 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA INCLUSÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICA AMBIENTAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM SÃO LOURENÇO DA MATA-PE, BRASIL" "resumo" => "A evolução na Formação dos Educadores é de suma importância para que possa existir o crescimento nas atividades educacionais. A didática, assim como o aperfeiçoamento contínuo dos professores das redes publicas ou particulares influencia nas práxis pedagógicas, principalmente quando esse crescimento profissional é direcionado para a área socioambiental. Uma vez que o educador tem o papel de incorporar as práticas ambientais nas escolas. O modo como a educação ambiental pode ser incluída em qualquer matéria escolar contribui para diversas mudanças positivas no desenvolvimento do aprendizado dos alunos e mesmo na dinâmica das atividades da rede educacional. Diante disto, essa pesquisa busca identificar a percepção dos profissionais, tendo em vista o nível de suas formações, quanto a inclusão das atividades que dizem respeito a educação ambiental. Para esse estudo foram realizadas pesquisas em duas escolas da rede pública municipal de São Lourenço da Mata. Os professores consultados concordam que é importante a formação contínua e aprimoramento dos conhecimentos, além disso, os educadores mostram-se conscientes que o seu aperfeiçoamento, enquanto educador possibilita a evolução das práxis socioambientais não apenas na escola, mas também na comunidade envolvida. Assim sendo, pode-se verificar que realmente a formação continuada é importante e que a mesma exerce uma grande influencia na didática dos professores. Além disso, os educadores também se mostraram interessados com relação à inclusão da temática ambiental no currículo educacional, mesmo aqueles que afirmaram não praticá-la. Isso mostra que a falta de práticas pedagógicas ambientais não é por falta de interesse pelo tema, mas sim falta de conhecimento de como abordá-lo e integrá-lo na sala de aula, essa abordagem pode gerar mudanças na qualidade do ensino e nas vidas dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "QUALIFICAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID2183_13102016235259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA COSTA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA COSTA" "autor_email" => "mariliamedeiros@hotmail.c" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }