Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA INCLUSÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICA AMBIENTAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM SÃO LOURENÇO DA MATA-PE, BRASIL

Palavra-chaves: QUALIFICAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A evolução na Formação dos Educadores é de suma importância para que possa existir o crescimento nas atividades educacionais. A didática, assim como o aperfeiçoamento contínuo dos professores das redes publicas ou particulares influencia nas práxis pedagógicas, principalmente quando esse crescimento profissional é direcionado para a área socioambiental. Uma vez que o educador tem o papel de incorporar as práticas ambientais nas escolas. O modo como a educação ambiental pode ser incluída em qualquer matéria escolar contribui para diversas mudanças positivas no desenvolvimento do aprendizado dos alunos e mesmo na dinâmica das atividades da rede educacional. Diante disto, essa pesquisa busca identificar a percepção dos profissionais, tendo em vista o nível de suas formações, quanto a inclusão das atividades que dizem respeito a educação ambiental. Para esse estudo foram realizadas pesquisas em duas escolas da rede pública municipal de São Lourenço da Mata. Os professores consultados concordam que é importante a formação contínua e aprimoramento dos conhecimentos, além disso, os educadores mostram-se conscientes que o seu aperfeiçoamento, enquanto educador possibilita a evolução das práxis socioambientais não apenas na escola, mas também na comunidade envolvida. Assim sendo, pode-se verificar que realmente a formação continuada é importante e que a mesma exerce uma grande influencia na didática dos professores. Além disso, os educadores também se mostraram interessados com relação à inclusão da temática ambiental no currículo educacional, mesmo aqueles que afirmaram não praticá-la. Isso mostra que a falta de práticas pedagógicas ambientais não é por falta de interesse pelo tema, mas sim falta de conhecimento de como abordá-lo e integrá-lo na sala de aula, essa abordagem pode gerar mudanças na qualidade do ensino e nas vidas dos estudantes.

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