MOREIRA, Gicelia et al.. Causas e consequências da evasão escolar no ensino de química. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22743>. Acesso em: 22/12/2024 17:26
RESUMO: Este artigo avalia e discute o índice de evasão escolar e as séries que ocorrem o maior número de evasão em escolas do município de Campina Grande/PB. As escolas públicas de um modo geral tem sofrido grandes questionamentos em relação a metodologia de ensino adotada. No entanto, a carreira do magistério tem levantando grandes preocupações por parte de pesquisadores da área, uma vez que, a mesma sofre uma grande desvalorização, social, política e econômica, e isso não é bom, pois profissionais capacitados e qualificados acabam optando por outras profissões e abandonando a sala de aula. Os alunos por outro lado, ao verem esses profissionais em sala de aula sem nenhum espírito de motivação inovadora, tornam-se também desmotivados pela aula e disciplina de uma forma geral. Esses questionamentos acabam se tornando os principais motivos que levam a evasão escolar nas escolas da rede pública de ensino. Portanto, diante destes fatos, o presente trabalho tem como objetivo, avaliar e discutir o índice de evasão nas escolas, o período letivo e as séries que ocorrem o maior número de abandono na rede pública de ensino pelos alunos matriculados. Para isso, adotou-se como procedimento metodológico qualitativo, onde aplicou-se um questionário a 20 professores de escolas de Campina Grande/PB, composto de questões objetivas e subjetivas de maneira que avaliasse e discutisse os principais motivos que levam ao abandono escolar. Os resultados mostram que a falta de recursos didáticos em muitas escolas levam a desmotivação dos alunos em sala de aula, causando uma possível desistência do ano letivo.