CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE QUÍMICA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22743 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 720 "inscrito_id" => 3180 "titulo" => "CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "RESUMO: Este artigo avalia e discute o índice de evasão escolar e as séries que ocorrem o maior número de evasão em escolas do município de Campina Grande/PB. As escolas públicas de um modo geral tem sofrido grandes questionamentos em relação a metodologia de ensino adotada. No entanto, a carreira do magistério tem levantando grandes preocupações por parte de pesquisadores da área, uma vez que, a mesma sofre uma grande desvalorização, social, política e econômica, e isso não é bom, pois profissionais capacitados e qualificados acabam optando por outras profissões e abandonando a sala de aula. Os alunos por outro lado, ao verem esses profissionais em sala de aula sem nenhum espírito de motivação inovadora, tornam-se também desmotivados pela aula e disciplina de uma forma geral. Esses questionamentos acabam se tornando os principais motivos que levam a evasão escolar nas escolas da rede pública de ensino. Portanto, diante destes fatos, o presente trabalho tem como objetivo, avaliar e discutir o índice de evasão nas escolas, o período letivo e as séries que ocorrem o maior número de abandono na rede pública de ensino pelos alunos matriculados. Para isso, adotou-se como procedimento metodológico qualitativo, onde aplicou-se um questionário a 20 professores de escolas de Campina Grande/PB, composto de questões objetivas e subjetivas de maneira que avaliasse e discutisse os principais motivos que levam ao abandono escolar. Os resultados mostram que a falta de recursos didáticos em muitas escolas levam a desmotivação dos alunos em sala de aula, causando uma possível desistência do ano letivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "EVASÃO, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID3180_13102016171623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GICELIA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "GICELIA MOREIRA" "autor_email" => "gicelia.moreira2009@gmail" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22743 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 720 "inscrito_id" => 3180 "titulo" => "CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "RESUMO: Este artigo avalia e discute o índice de evasão escolar e as séries que ocorrem o maior número de evasão em escolas do município de Campina Grande/PB. As escolas públicas de um modo geral tem sofrido grandes questionamentos em relação a metodologia de ensino adotada. No entanto, a carreira do magistério tem levantando grandes preocupações por parte de pesquisadores da área, uma vez que, a mesma sofre uma grande desvalorização, social, política e econômica, e isso não é bom, pois profissionais capacitados e qualificados acabam optando por outras profissões e abandonando a sala de aula. Os alunos por outro lado, ao verem esses profissionais em sala de aula sem nenhum espírito de motivação inovadora, tornam-se também desmotivados pela aula e disciplina de uma forma geral. Esses questionamentos acabam se tornando os principais motivos que levam a evasão escolar nas escolas da rede pública de ensino. Portanto, diante destes fatos, o presente trabalho tem como objetivo, avaliar e discutir o índice de evasão nas escolas, o período letivo e as séries que ocorrem o maior número de abandono na rede pública de ensino pelos alunos matriculados. Para isso, adotou-se como procedimento metodológico qualitativo, onde aplicou-se um questionário a 20 professores de escolas de Campina Grande/PB, composto de questões objetivas e subjetivas de maneira que avaliasse e discutisse os principais motivos que levam ao abandono escolar. Os resultados mostram que a falta de recursos didáticos em muitas escolas levam a desmotivação dos alunos em sala de aula, causando uma possível desistência do ano letivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "EVASÃO, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID3180_13102016171623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GICELIA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "GICELIA MOREIRA" "autor_email" => "gicelia.moreira2009@gmail" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }