Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: EVASÃO, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO: Este artigo avalia e discute o índice de evasão escolar e as séries que ocorrem o maior número de evasão em escolas do município de Campina Grande/PB. As escolas públicas de um modo geral tem sofrido grandes questionamentos em relação a metodologia de ensino adotada. No entanto, a carreira do magistério tem levantando grandes preocupações por parte de pesquisadores da área, uma vez que, a mesma sofre uma grande desvalorização, social, política e econômica, e isso não é bom, pois profissionais capacitados e qualificados acabam optando por outras profissões e abandonando a sala de aula. Os alunos por outro lado, ao verem esses profissionais em sala de aula sem nenhum espírito de motivação inovadora, tornam-se também desmotivados pela aula e disciplina de uma forma geral. Esses questionamentos acabam se tornando os principais motivos que levam a evasão escolar nas escolas da rede pública de ensino. Portanto, diante destes fatos, o presente trabalho tem como objetivo, avaliar e discutir o índice de evasão nas escolas, o período letivo e as séries que ocorrem o maior número de abandono na rede pública de ensino pelos alunos matriculados. Para isso, adotou-se como procedimento metodológico qualitativo, onde aplicou-se um questionário a 20 professores de escolas de Campina Grande/PB, composto de questões objetivas e subjetivas de maneira que avaliasse e discutisse os principais motivos que levam ao abandono escolar. Os resultados mostram que a falta de recursos didáticos em muitas escolas levam a desmotivação dos alunos em sala de aula, causando uma possível desistência do ano letivo.

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