Trabalhos demonstram ou que reconheçam que o processo de inclusão nos espaços educacionais vem rompendo barreiras sociais e tem demonstrado que a inclusão escolar é o caminho para uma melhor qualidade de ensino e de vida, tanto atores sociais que vivenciam este processo (como professores e alunos estagiários de licenciaturas) como para os indivíduos portadores de necessidades especiais. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo diagnosticar quais as percepções e representações concebidas pelos professores e alunos de licenciatura do curso em Ciências Biológicas no decorrer de sua formação inicial sobre a inclusão de alunos com deficiência nas suas aulas de ciências e biologia. O trabalho de identificações quanto à inclusão de indivíduos com alguma deficiência nas aulas de ciências ou biologia foi realizado com alunos de licenciatura e junto as professoras de ciências e biologia que atuam nos laboratórios do Colégio Facex, Natal/RN. Neste momento, os alunos encontravam-se em período de estágio supervisionado, no ano de 2016. A amostra estudada foi composta por 8 professoras que acompanham as aulas nos laboratórios de ciências e biologia e 10 alunos matriculados em período de estágio supervisionado. Durante esses momentos, foi considerado o tema indutor “alunos com necessidades especiais nas aulas de ciências e biologia e o processo de inclusão educacional” que serviu de elo condutor das representações. No trabalho utilizou a técnica de evocação livre (BARDIN, 1977) e foi solicitado as professoras e alunos em grupo que registrassem 5 a 10 representações sobre o tema indutor. A análise foi realizada é uma análise descritiva dos dados e tem como subsídio Bardin (2011) e os dados foram categorizados para serem analisados de acordo com a proporção das respostas. Foram obtidos um total de 250 representações sobre o tema e, dentre as principais ocorrências, podemos destacar que 75% das palavras evocadas pelas professoras estavam relacionadas a melhorias, novas possibilidades e desafios para o processo de ensino e 60% das palavras evocadas pelos alunos refletiam problemas como dificuldades no processo de ensino e aprendizagem e medo do novo. A análise das percepções e reflexões sobre o que pensam os professores e alunos estagiários de ciências e biologia enriqueceu a experiência conjunta de ambos (professores supervisores e alunos), pois os estagiários puderam refletir sobre as razões pelas quais os mesmos sentiam-se inseguros nas etapas iniciais do processo de formação (estágio) e a necessidade de inclusão educacional.