Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO: UMA ABORDAGEM ANALÍTICA A PARTIR DO FACEBOOK

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Uma compreensão de mundo e de sociedade, com a ciência suas tecnologias e implicações, inquirem um olhar crítico para as atribuições científicas e éticas. A concepção de uma visão autônoma sobre o conhecimento científico é peça chave para entender o que acontece ao seu redor. Assim, perante as constantes transformações presentes na educação e comunicação nos dias atuais, torna-se essencial a produção de estudos característicos que possam investigar e entender como se desenvolvem essas modificações, e como elas podem modificar a sociedade de modo assertivo e/ou desfavorável. Então, o objetivo desse trabalho é inserir os estudantes no contexto tecnologico, incluir os sem formação de acesso aos novos meios sociais, e buscar a interação do grupo, tentar compreender como eles se comportam e adquirem conhecimento por meio da educomunicação, instrumento pedagógico no processo de ensino-aprendizagem através da utilização das redes sociais de uma comunidade criada no facebook. Pretende-se versar como esse método pedagógico poder facilitar os docentes da nova era digital. A pesquisa quanto aos fins, no que diz respeito a sua metodologia, empregou a pesquisa exploratória, sendo nomeadamente um estudo de caso, que abordou métodos qualitativos. A finalidade da pesquisa foi uma comunidade virtual de aprendizagem, denominada: “Construção de Saberes”, que foi originado na rede social Facebook, como o propósito de ser um mecanismo associado a disciplina Ciências Naturais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Marques de Assis da cidade de Pombal, Paraíba. Baseado nos resultados adquiridos foi factível compreender como as comunidades virtuais podem contribuir no segmento da construção do conhecimento, além de perceber a autonomia dos discentes mediante a aspiração constante na busca de informações mediantes as novas mídias. Assim a educomunicação, por intermédio de suas linhas digitais, pode ser de suma importância e eficácia na colaboração da aprendizagem, no entanto, por ser um tanto novo, exige estudos mais sondados sobre suas ações e particularidades.

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