Refletir sobre políticas públicas de inclusão escolar significa planejar e implementar projetos que expandam as possibilidades de acesso e introdução social dos diferentes grupos marginalizados, seja por sua situação de pobreza extrema, por sua condição de cor, raça e etnia, por distinções em suas características física ou de aprendizagem, por vulnerabilização ao sistema social, por sua escolha política, religiosa ou de orientação sexual, entre tantas outras possibilidades que podem tornar esta pessoa exclusa da sociedade vigente. Objetivo geral: analisar as políticas educacionais inclusivas e a aprendizagem. Objetivos específicos: entender como os profissionais de educação estão em meio a esta nova realidade educacional; descobrir qual a relação da família com a escola de educação inclusiva; a relação dos poderes públicos com a relação inclusiva da EJA; o nível de satisfação dos indivíduos em relação da educação inclusiva. Metodologia: A presente pesquisa tem caráter de revisão de literatura, foi estabelecido seis etapas para a formulação do estudo, a primeira etapa: identificação do tema e seleção da hipótese, segunda etapa: critérios de inclusão e exclusão, terceira etapa: categorização dos estudos, quarta etapa: avaliação dos estudos, quinta etapa: interpretação dos resultados e sexta etapa: síntese do estudo. Resultados: Foram analisados 6 artigos dos quais receberam classificação para a melhor compreensão das informações, sendo classificados em 1,2,3 e 4; evidenciou-se a necessidade da melhoria da qualidade das políticas públicas existentes e a disponibilização de formação para os profissionais de educação inclusiva.