O presente trabalho tem como objetivo relatar o projeto: Livro de Pano: A Arte de Criar da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Luciano Ribeiro de Morais na cidade de Bayeux/PB. O atendimento educacional especializado garante o direito do aluno com deficiência de ter acesso ao ensino adequado as suas necessidades. Então a proposta do projeto partiu da necessidade de trabalhar leitura e escrita para alunos com deficiência, após uma avaliação diagnóstica, vimos que nossos alunos apresentavam dificuldades em fazer leitura e consequentemente produção textual, pois sabemos que muitos dos nossos alunos da rede regular de ensino não possuem o hábito da leitura e assim não desenvolvem a escrita. A escola com a responsabilidade do ensino-aprendizagem precisa rever a metodologia adotada, já que o modelo tradicional de ensino visou a uma leitura e escrita preocupada na sistematização do ensino da gramática, e não despertava nos alunos o prazer da leitura. Os Parâmetros Curriculares Nacionais traz a concepção que através da leitura possamos escolher a melhor linguagem para cada tipo de discurso, troca de ideias, acesso a informações, discutir e construir uma sociedade que permita acessibilidade para todos. O projeto referido vai além do desenvolvimento da leitura e escrita, pois busca desenvolver nos alunos com deficiência a psicomotricidade, criatividade, autonomia e respeito às diversidades, visto que nosso trabalho focou desenvolver potencialidades, despertar o gosto de ser contadores de histórias, compreender que cada um tem suas limitações e necessidades, aprender que o coletivo faz a diferença, pois cabe ao professor identificar as necessidades, adequar os recursos e proporcionar igualdade nas diferenças, e assim sensibilizar outras pessoas a buscarem estratégias para um ensino inovador e prazeroso a partir da leitura.