O presente estudo objetiva realizar de forma sucinta uma reflexão a respeito dos aspectos que fundamentam o processo da inclusão social e educacional, visando relatar experiências exitosas realizadas na sala de AEE-Atendimento Educacional Especializado, na rede regular de ensino da Cidade de Jequiá da Praia-AL. Apresentando relatos de boas práticas de ensino que deram certo no âmbito do AEE, tendo em vista a demanda e o desejo da escola em proporcionar uma educação com condições de acesso e qualidade. A ideia de adequar uma sala, adaptações para o mobiliário, equipamentos, adaptações de jogos e atividades pedagógicas foram sendo estabelecidas, além de propor recursos a serem desenvolvidos junto com as crianças estabelecendo assim uma proposta de ensino-aprendizagem. Bem como o papel fundamental do educador em buscar capacitação para atender a demanda, com isso corresponder às propostas de adaptações e o novo contexto a ser inserido na escola, sendo o educador agente transformador de fundamental importância, responsável não só em dinamizar o ambiente, como também propor novas perspectivas de aprendizagem, a sala de recurso e suas funcionalidades. Em resumo cabe ao professor do AEE realizar uma avaliação das necessidades e potencialidades dos alunos atendidos, assim foi elaborado um plano de AEE para uma aluna com síndrome de Down, nesse plano contem propostas de atividades lúdicas e significativas que implementam o uso de tecnologia assistiva de baixo custo, e que desperte o interesse da aluna para compreender determinados assuntos de forma sucinta através de jogos adaptados. Aqui estarão relatos de boas práticas de ensino, pensadas para proporcionar condições de aprendizagem e valorizando as diversas formas de aprender, mas que somente a partir da compreensão das necessidades presentes, podemos nos colocar diante do novo compromisso que vem sendo assumido, para a garantia do acesso e qualidade no processo educacional.