Este artigo tem por finalidade verificar o desempenho dos alunos com relação ao uso de aplicativos para surdos utilizando a tecnologia como recurso pedagógico para aperfeiçoar a inter-relação da LIBRAS, da Língua Portuguesa e da Matemática. O artigo tem como tema "O Uso de Aplicativos para Surdos: Alternativa Mediada pela Tecnologia" e foi realizado numa Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Damião, no Estado da Paraíba que possui aproximadamente 5.296 habitantes. Esta pesquisa tem como objetivos: Uma proposta metodológica avaliativa a partir do uso de dois aplicativos HandTalk e ProDeaf na perspectiva de realizar uma relação dialógica apresentando um processo inclusivo por meio da tecnologia assistiva; e promover uma parceria entre os alunos surdos e dos ouvintes resultando na análise deste estudo. Alguns conhecimentos básicos envolvendo a matemática mostram a importância do uso da tecnologia assistiva como um recurso para alunos surdos por meio da tradução em LIBRAS dos textos de língua portuguesa, aperfeiçoando a ideia da interdisciplinaridade trabalhada em sala de aula, apresentando assim, uma educação inclusiva por meio de uma metodologia mediada pelo professor no mundo tecnológico. Essa pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, onde no primeiro foi feita uma pesquisa bibliográfica a cerca de pesquisadores que discutem a temática e logo em seguida fomos para a pesquisa de campo. Partimos da observação dos alunos durante o horário das aulas, depois se deu a divisão da pesquisa em revisão teórica do trabalhado neste artigo, assim como, a interpretação do conteúdo mediado pelo professor avaliando os conceitos básicos matemáticos, coleta de dados e análise dos resultados como estratégia no ensino e aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental II.