RESUMO: O presente artigo é um estudo de uma pesquisa realizada na turma do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. O objetivo central do tema: verificar como acontece o processo de ensino aprendizagem da leitura no espaço escolar, na visão do psicopedagogo e sua atuação no desenvolvimento educacional da criança. Com este estudo buscamos descobrir se os professores e psicopedagogos trabalham uniforme de maneira que proporcionem oportunidades para que seus alunos se tornem cidadãos críticos/reflexivos e principalmente, leitores competentes, capazes de entender e modificar seu conhecimento em novos aprendizados. Como são as metodologias aplicadas que facilitam o ensino e aprendizagem do aprendente. Partimos de uma pesquisa de análises bibliográficas, seguindo um estudo de campo, de natureza qualitativa, na qual os dados foram recolhidos mediante a aplicação de questionários semi estruturado, entrevista e observação não-participante. Na execução do trabalho tivemos como colaboradores uma professora e dois alunos. E alguns teóricos que subsidiaram esta pesquisa. Diante dos dados coletados e criteriosamente analisados, verificamos que os alunos têm vontade de saber ler e escrever, mas sentem muita dificuldade devido à falta de práticas inovadoras em sala de aula. Sabe-se o quanto a leitura é primordial na vida de uma criança, ela facilita seu desenvolvimento e leva-os a adquirir autonomia sobre se e interagir com o meio de forma crítica e participativa. A escola enquanto instituição de modificar e transformar cidadãos necessita estimular seus aprendentes a criarem o habito da leitura em prol de melhorar suas vidas.
Palavras-Chave: Leitura, Prática docente, Intervenção Psicopedagógica.