Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A PRÁTICA DA LEITURA: A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA REGULAR

Palavra-chaves: LEITURA, PRÁTICA DOCENTE, INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22624
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 813
    "inscrito_id" => 3266
    "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA: A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA REGULAR"
    "resumo" => """
      RESUMO: O presente artigo é um estudo de uma pesquisa realizada na turma do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. O objetivo central do tema: verificar como acontece o processo de ensino aprendizagem da leitura no espaço escolar, na visão do psicopedagogo e sua atuação no desenvolvimento educacional da criança. Com este estudo buscamos descobrir se os professores e psicopedagogos trabalham uniforme de maneira que proporcionem oportunidades para que seus alunos se tornem cidadãos críticos/reflexivos e principalmente, leitores competentes, capazes de entender e modificar seu conhecimento em novos aprendizados. Como são as metodologias aplicadas que facilitam o ensino e aprendizagem do aprendente. Partimos de uma pesquisa de análises bibliográficas, seguindo um estudo de campo, de natureza qualitativa, na qual os dados foram recolhidos mediante a aplicação de questionários semi estruturado, entrevista e observação não-participante. Na execução do trabalho tivemos como colaboradores uma professora e dois alunos.  E alguns teóricos que subsidiaram esta pesquisa. Diante dos dados coletados e criteriosamente analisados, verificamos que os alunos têm vontade de saber ler e escrever, mas sentem muita dificuldade devido à falta de práticas inovadoras em sala de aula. Sabe-se o quanto a leitura é primordial na vida de uma criança, ela facilita seu desenvolvimento e leva-os a adquirir autonomia sobre se e interagir com o meio de forma crítica e participativa. A escola enquanto instituição de modificar e transformar cidadãos necessita estimular seus aprendentes a criarem o habito da leitura em prol de melhorar suas vidas.\r\n
      \r\n
      Palavras-Chave: Leitura, Prática docente, Intervenção Psicopedagógica.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRÁTICA DOCENTE, INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID3266_19102016171513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAN MACHADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAN"
    "autor_email" => "mirianlb@bol.com.br"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TUTÓIA- MA- SEMED"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22624
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 813
    "inscrito_id" => 3266
    "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA: A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA REGULAR"
    "resumo" => """
      RESUMO: O presente artigo é um estudo de uma pesquisa realizada na turma do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. O objetivo central do tema: verificar como acontece o processo de ensino aprendizagem da leitura no espaço escolar, na visão do psicopedagogo e sua atuação no desenvolvimento educacional da criança. Com este estudo buscamos descobrir se os professores e psicopedagogos trabalham uniforme de maneira que proporcionem oportunidades para que seus alunos se tornem cidadãos críticos/reflexivos e principalmente, leitores competentes, capazes de entender e modificar seu conhecimento em novos aprendizados. Como são as metodologias aplicadas que facilitam o ensino e aprendizagem do aprendente. Partimos de uma pesquisa de análises bibliográficas, seguindo um estudo de campo, de natureza qualitativa, na qual os dados foram recolhidos mediante a aplicação de questionários semi estruturado, entrevista e observação não-participante. Na execução do trabalho tivemos como colaboradores uma professora e dois alunos.  E alguns teóricos que subsidiaram esta pesquisa. Diante dos dados coletados e criteriosamente analisados, verificamos que os alunos têm vontade de saber ler e escrever, mas sentem muita dificuldade devido à falta de práticas inovadoras em sala de aula. Sabe-se o quanto a leitura é primordial na vida de uma criança, ela facilita seu desenvolvimento e leva-os a adquirir autonomia sobre se e interagir com o meio de forma crítica e participativa. A escola enquanto instituição de modificar e transformar cidadãos necessita estimular seus aprendentes a criarem o habito da leitura em prol de melhorar suas vidas.\r\n
      \r\n
      Palavras-Chave: Leitura, Prática docente, Intervenção Psicopedagógica.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRÁTICA DOCENTE, INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID3266_19102016171513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAN MACHADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAN"
    "autor_email" => "mirianlb@bol.com.br"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TUTÓIA- MA- SEMED"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO: O presente artigo é um estudo de uma pesquisa realizada na turma do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. O objetivo central do tema: verificar como acontece o processo de ensino aprendizagem da leitura no espaço escolar, na visão do psicopedagogo e sua atuação no desenvolvimento educacional da criança. Com este estudo buscamos descobrir se os professores e psicopedagogos trabalham uniforme de maneira que proporcionem oportunidades para que seus alunos se tornem cidadãos críticos/reflexivos e principalmente, leitores competentes, capazes de entender e modificar seu conhecimento em novos aprendizados. Como são as metodologias aplicadas que facilitam o ensino e aprendizagem do aprendente. Partimos de uma pesquisa de análises bibliográficas, seguindo um estudo de campo, de natureza qualitativa, na qual os dados foram recolhidos mediante a aplicação de questionários semi estruturado, entrevista e observação não-participante. Na execução do trabalho tivemos como colaboradores uma professora e dois alunos. E alguns teóricos que subsidiaram esta pesquisa. Diante dos dados coletados e criteriosamente analisados, verificamos que os alunos têm vontade de saber ler e escrever, mas sentem muita dificuldade devido à falta de práticas inovadoras em sala de aula. Sabe-se o quanto a leitura é primordial na vida de uma criança, ela facilita seu desenvolvimento e leva-os a adquirir autonomia sobre se e interagir com o meio de forma crítica e participativa. A escola enquanto instituição de modificar e transformar cidadãos necessita estimular seus aprendentes a criarem o habito da leitura em prol de melhorar suas vidas. Palavras-Chave: Leitura, Prática docente, Intervenção Psicopedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.