A PEDAGOGIA DE PROJETOS UMA POSTURA PEDAGÓGIA INCLUSIVA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22618 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 371 "inscrito_id" => 2432 "titulo" => "A PEDAGOGIA DE PROJETOS UMA POSTURA PEDAGÓGIA INCLUSIVA" "resumo" => "Este estudo objetivou mostrar a dinâmica da Pedagogia de Projetos presente no Ensino Infantil de uma escola privada da cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa realizada foi de campo, qualitativa, que teve uma abordagem exploratória e descritiva. Foi utilizada como coleta de dados a observação, roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa dez docentes, sendo uma gestora e nove professoras do Ensino Infantil. As discussões e resultados foram feitos utilizando a Análise de Bardin com as categorias definidas, a primeira “o entendimento das participantes sobre o que é Pedagogia de Projetos”, segunda, “os métodos de alfabetização utilizados pela escola” e terceira categoria, “verificar o conhecimento das participantes sobre o RCNEI”, visando compreender as seguintes questões: A Pedagogia de Projetos poderia ajudar aos educadores e alunos a construírem uma aprendizagem de excelência? Quais as dificuldades encontradas para fazer uso desta Pedagogia? Qual a visão do gestor e dos docentes sobre esta prática pedagógica? Como resultado as educadoras mostraram conhecer a Pedagogia de Projetos, vivenciando-a parcialmente. No referente aos métodos de alfabetização elas demonstraram não fazer uso deles, utilizando em suas práticas concepções interacionistas, além da Psicogênese da língua escrita para alfabetizar e letrar. Quanto ao RCNEI, as participantes da pesquisa demonstraram não apenas conhecer, mas usam na práxis. A pesquisa constatou a competência das docentes, além de verificar que elas usam alguns elementos da Pedagogia de Projetos. Comprovando que a Pedagogia de Projetos era utilizada parcialmente, e não integramente, como imaginávamos, contrariando a hipótese inicial. A pesquisa também provou que, se a Pedagogia de Projetos parcial pode gerar um ensino de excelência, como foi verificado, na íntegra ela deve atender a essa pergunta de forma mais enfática. As professoras também mostraram conhecer essa Pedagogia, porém não a utilizam por questões internas e políticas. A visão da gestora e das educadoras com relação à Pedagogia de Projetos é a melhor possível. Essa pesquisa visa a contribuir com a formação dos profissionais do Ensino Infantil, em especial, dos professores, através da leitura, análise e reflexão das diversas práticas pedagógicas versadas nesse trabalho, bem como para com os pais de criança pequena e todos aqueles que convivem com crianças de zero a seis anos, objetivando mostrá-los um novo jeito de ver a criança, além de fornecer subsídios necessários para procurar uma escola de Educação Infantil capaz de atender ao objetivo de torná-la integral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETO, FORMAÇÃO INTEGRAL., EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID2432_01092016235548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA LIGIA VIEIRA LIRA" "autor_nome_curto" => "KÁTIA LIRA" "autor_email" => "katialira10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22618 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 371 "inscrito_id" => 2432 "titulo" => "A PEDAGOGIA DE PROJETOS UMA POSTURA PEDAGÓGIA INCLUSIVA" "resumo" => "Este estudo objetivou mostrar a dinâmica da Pedagogia de Projetos presente no Ensino Infantil de uma escola privada da cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa realizada foi de campo, qualitativa, que teve uma abordagem exploratória e descritiva. Foi utilizada como coleta de dados a observação, roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa dez docentes, sendo uma gestora e nove professoras do Ensino Infantil. As discussões e resultados foram feitos utilizando a Análise de Bardin com as categorias definidas, a primeira “o entendimento das participantes sobre o que é Pedagogia de Projetos”, segunda, “os métodos de alfabetização utilizados pela escola” e terceira categoria, “verificar o conhecimento das participantes sobre o RCNEI”, visando compreender as seguintes questões: A Pedagogia de Projetos poderia ajudar aos educadores e alunos a construírem uma aprendizagem de excelência? Quais as dificuldades encontradas para fazer uso desta Pedagogia? Qual a visão do gestor e dos docentes sobre esta prática pedagógica? Como resultado as educadoras mostraram conhecer a Pedagogia de Projetos, vivenciando-a parcialmente. No referente aos métodos de alfabetização elas demonstraram não fazer uso deles, utilizando em suas práticas concepções interacionistas, além da Psicogênese da língua escrita para alfabetizar e letrar. Quanto ao RCNEI, as participantes da pesquisa demonstraram não apenas conhecer, mas usam na práxis. A pesquisa constatou a competência das docentes, além de verificar que elas usam alguns elementos da Pedagogia de Projetos. Comprovando que a Pedagogia de Projetos era utilizada parcialmente, e não integramente, como imaginávamos, contrariando a hipótese inicial. A pesquisa também provou que, se a Pedagogia de Projetos parcial pode gerar um ensino de excelência, como foi verificado, na íntegra ela deve atender a essa pergunta de forma mais enfática. As professoras também mostraram conhecer essa Pedagogia, porém não a utilizam por questões internas e políticas. A visão da gestora e das educadoras com relação à Pedagogia de Projetos é a melhor possível. Essa pesquisa visa a contribuir com a formação dos profissionais do Ensino Infantil, em especial, dos professores, através da leitura, análise e reflexão das diversas práticas pedagógicas versadas nesse trabalho, bem como para com os pais de criança pequena e todos aqueles que convivem com crianças de zero a seis anos, objetivando mostrá-los um novo jeito de ver a criança, além de fornecer subsídios necessários para procurar uma escola de Educação Infantil capaz de atender ao objetivo de torná-la integral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETO, FORMAÇÃO INTEGRAL., EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID2432_01092016235548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA LIGIA VIEIRA LIRA" "autor_nome_curto" => "KÁTIA LIRA" "autor_email" => "katialira10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }