LIRA, Katia Ligia Vieira et al.. A pedagogia de projetos uma postura pedagógia inclusiva. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22618>. Acesso em: 25/11/2024 06:45
Este estudo objetivou mostrar a dinâmica da Pedagogia de Projetos presente no Ensino Infantil de uma escola privada da cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa realizada foi de campo, qualitativa, que teve uma abordagem exploratória e descritiva. Foi utilizada como coleta de dados a observação, roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa dez docentes, sendo uma gestora e nove professoras do Ensino Infantil. As discussões e resultados foram feitos utilizando a Análise de Bardin com as categorias definidas, a primeira “o entendimento das participantes sobre o que é Pedagogia de Projetos”, segunda, “os métodos de alfabetização utilizados pela escola” e terceira categoria, “verificar o conhecimento das participantes sobre o RCNEI”, visando compreender as seguintes questões: A Pedagogia de Projetos poderia ajudar aos educadores e alunos a construírem uma aprendizagem de excelência? Quais as dificuldades encontradas para fazer uso desta Pedagogia? Qual a visão do gestor e dos docentes sobre esta prática pedagógica? Como resultado as educadoras mostraram conhecer a Pedagogia de Projetos, vivenciando-a parcialmente. No referente aos métodos de alfabetização elas demonstraram não fazer uso deles, utilizando em suas práticas concepções interacionistas, além da Psicogênese da língua escrita para alfabetizar e letrar. Quanto ao RCNEI, as participantes da pesquisa demonstraram não apenas conhecer, mas usam na práxis. A pesquisa constatou a competência das docentes, além de verificar que elas usam alguns elementos da Pedagogia de Projetos. Comprovando que a Pedagogia de Projetos era utilizada parcialmente, e não integramente, como imaginávamos, contrariando a hipótese inicial. A pesquisa também provou que, se a Pedagogia de Projetos parcial pode gerar um ensino de excelência, como foi verificado, na íntegra ela deve atender a essa pergunta de forma mais enfática. As professoras também mostraram conhecer essa Pedagogia, porém não a utilizam por questões internas e políticas. A visão da gestora e das educadoras com relação à Pedagogia de Projetos é a melhor possível. Essa pesquisa visa a contribuir com a formação dos profissionais do Ensino Infantil, em especial, dos professores, através da leitura, análise e reflexão das diversas práticas pedagógicas versadas nesse trabalho, bem como para com os pais de criança pequena e todos aqueles que convivem com crianças de zero a seis anos, objetivando mostrá-los um novo jeito de ver a criança, além de fornecer subsídios necessários para procurar uma escola de Educação Infantil capaz de atender ao objetivo de torná-la integral.