Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAR OS EXCLUÍDOS: A EDUCAÇÃO PRISIONAL COMO FERRAMENTA PARA RESSOCIALIZAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO CARCERÁRIA, INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS Comunicação Oral (CO) GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A educação inclusiva é um tema muito caro quando estamos falando em educar para a dignidade humana. Entretanto é comum quando se toca neste tema os olhares se voltarem para as questões que se dizem respeito à educação para crianças e adolescente portadora de alguma deficiência, porém este é um tema que abarcar diversas particularidades como, por exemplo, a educação carcerária que será trabalhada em nosso artigo. Está estabelecida na Declaração dos Direitos Humanos que a educação é direito de todos. Mas e quando pesamos e realidade adversas como a educação em unidades prisionais? O problema irá para além do uso de currículos atualizados ou livros didáticos adequados, a própria garantia deste direito essencial a dignidade humana já parece uma grande desafio. Por outro lado, pensemos o papel do ensino de história no processo de ressocialização dos indivíduos encarcerados, tendo em vista que esta é uma disciplina caracterizada por ter a responsabilidade por formar cidadão críticos conscientes dos seus direitos e deveres construídos historicamente. Entretanto até que ponto, pode-se falar em e principalmente inclusão quando o publico alvo esta privado de seu direito a liberdade? Para responder alguns de nossos questionamentos e através da experiência no ensino carcerário, proporcionado pela participação do projeto de extensão veiculado a Universidade Estadual da Paraíba o Pro-Enem, e por meio da análise participativa, foi possível perceber algumas respostas que alunas encarceradas tinham para nos oferecer, que aliado ao conhecimento teórico acerca do ensino de história no ensino médio permitiu-o chegarmos a algumas conclusões. Assim a educação canceraria mesmo que enfrentando ainda muitas dificuldades representar a verdadeira ferramenta de ressocialização de sujeitos errantes que hoje se encontram privados da liberdade, mas que se durante o tempo que passassem nas prisões estivessem submetidos a ‘’Boa escola’’, e não a escola do crime, a reincidência ou a inserção destes indivíduos em sociedade tornar-se-ia muito mais favorecida.

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