Neste artigo são apresentadas reflexões decorrentes das abordagens conceituais nas aulas do Componente Curricular Educação de Afro-descendentes, no curso de Pedagogia, turma 2014.1, na Universidade Estadual da Paraíba- campus III, localizada na cidade de Guarabira/PB, durante o segundo semestre de 2015. O texto tem como objetivo discorrer sobre temas que perpassam os estudos sobre a educação infantil e as relações étnico-raciais, especialmente, aqueles que foram discutidos durante as aulas. A princípio refletimos acerca do Preconceito contra as crianças negras. E sobre esse assunto, é sabido que o preconceito é uma construção histórica, pois o ser humano não nasce preconceituoso. As pessoas vão desenvolvendo o mesmo ao longo da vida, seja no convívio familiar, seja na escola ou em outro local que transitem. E as crianças negras ainda são as maiores vítimas desse preconceito presente nos diversos espaços sociais. Nesse sentido, pode-se afirmar que é necessário, desde a mais tenra idade, buscar caminhos para a desconstrução dos preconceitos. Num segundo momento tratamos dos Valores civilizatórios afro-brasileiros e os livros infanto-juvenis. E acerca desses valores enfatizamos que os mesmos trazem elementos importantes da cultura africana e evidenciam que as pessoas negras que foram escravizadas no Brasil marcaram positivamente nosso país, deixando seus traços nas músicas, na literatura, na religião, na ciência, etc. E, que a literatura infanto-juvenil necessita mostrar tais heranças. E, por fim, focalizamos as Brincadeiras infantis e a criança negra. Quanto a essa temática, constata-se que as brincadeiras infantis, as historinhas contadas e as músicas, por muitas vezes, reforçam o racismo e diminuem a autoestima da criança negra. Conclui-se que a disciplina foi fundamental para uma formação que contemple às temáticas relacionadas às crianças negras na educação infantil e que é urgente um aprofundamento na História da África e nos elementos que desconstruam certos preconceitos.