Este artigo apresenta o estudo de caso desenvolvido para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica do Instituto de Ensino Superior Natalense - IESN em Natal, Rio Grande do Norte. Este trabalho discorre acerca da atividade pedagógica e mais especificamente, investiga importância da intervenção do Psicopedagogo na dificuldade de concentração de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II. Tem como objetivo geral apreender a importância da intervenção do Psicopedagogo na dificuldade de concentração dos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos estão dispostos a: perceber como se dá o processo de ensino e aprendizagem neste nível de ensino; compreender os fatores que dificultam a capacidade de concentração dos discentes; perceber a importância da intervenção do Psicopedagogo no processo de ensino e aprendizagem. Justifica-se pela intenção de responder alguns questionamentos e desafios acontecidos no cotidiano da sala de aula. A metodologia utilizada para confecção deste artigo científico está orientada sob a apresentação de resultados e discussão de um estudo de caso. Nesta pesquisa apresento observações elencadas pelos professores junto à coordenação de ensino, e se propõe a compreender os fatores que impulsionam a dificuldade de concentração dos discentes neste nível de ensino colaborando de forma significativa tanto para os alunos, quanto para o corpo docente e coordenação pedagógica.