A CONTEMPORANEIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM GEOGRAFIA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22500 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 747 "inscrito_id" => 2129 "titulo" => "A CONTEMPORANEIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM GEOGRAFIA" "resumo" => "O surgimento de políticas públicas nacionais, além de documentos e declarações internacionais que corroboraram para os primeiros passos da proposta de inclusão em educação, e a definição de metas e objetivos à educação básica e a formação de professores. Considerando tais mudanças neste estudo deu-se ênfase em questionar a formação inicial de professores, uma vez que a este profissional é imposto o desafio de disseminar conhecimentos que visem à construção de uma melhor qualidade de vida e promover a inclusão dos alunos, tendo em suas mãos, o poder de promover a sua ascensão ou exclusão. O objetivo deste estudo é analisar como a proposta de educação inclusiva está concebida no processo de formação docente do curso de Licenciatura Plena em Geografia da UFC, tendo em vista os documentos oficiais, nacionais e internacionais. A ideia da pesquisa foi identificar os desafios dos professores em desenvolver o ensino de Geografia para alunos com necessidades educacionais especiais, atendendo a premência de um curso de formação inicial. O estudo de abordagem qualitativa teve como sujeitos investigados, os professores formadores do curso. Entende-se que é importante analisar como as recentes reformas curriculares, que dizem respeito à educação inclusiva, aparecem nos cursos de formação inicial de professores. Entende-se que a necessidade de se discutir o comprometimento do espaço de formação inicial de professores surge diante da conjuntura e do papel social que os centros de formação docente exercem. Na coleta de dados houve a realização dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de entrevistas semi-estruturadas. A partir dos resultados obtidos é possível pensar como tal proposta aparece no curso de formação inicial de professores da escola básica e, como a Geografia, quando bem utilizada, pode ser um instrumento de liberdade para o professor e para o aluno com necessidades educacionais especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DE GEOGRAFIA, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID2129_13102016220051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL TAVARES PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "SAMUEL PINHEIRO" "autor_email" => "SAMUELPINHEIRO32@GMAIL.CO" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22500 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 747 "inscrito_id" => 2129 "titulo" => "A CONTEMPORANEIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM GEOGRAFIA" "resumo" => "O surgimento de políticas públicas nacionais, além de documentos e declarações internacionais que corroboraram para os primeiros passos da proposta de inclusão em educação, e a definição de metas e objetivos à educação básica e a formação de professores. Considerando tais mudanças neste estudo deu-se ênfase em questionar a formação inicial de professores, uma vez que a este profissional é imposto o desafio de disseminar conhecimentos que visem à construção de uma melhor qualidade de vida e promover a inclusão dos alunos, tendo em suas mãos, o poder de promover a sua ascensão ou exclusão. O objetivo deste estudo é analisar como a proposta de educação inclusiva está concebida no processo de formação docente do curso de Licenciatura Plena em Geografia da UFC, tendo em vista os documentos oficiais, nacionais e internacionais. A ideia da pesquisa foi identificar os desafios dos professores em desenvolver o ensino de Geografia para alunos com necessidades educacionais especiais, atendendo a premência de um curso de formação inicial. O estudo de abordagem qualitativa teve como sujeitos investigados, os professores formadores do curso. Entende-se que é importante analisar como as recentes reformas curriculares, que dizem respeito à educação inclusiva, aparecem nos cursos de formação inicial de professores. Entende-se que a necessidade de se discutir o comprometimento do espaço de formação inicial de professores surge diante da conjuntura e do papel social que os centros de formação docente exercem. Na coleta de dados houve a realização dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de entrevistas semi-estruturadas. A partir dos resultados obtidos é possível pensar como tal proposta aparece no curso de formação inicial de professores da escola básica e, como a Geografia, quando bem utilizada, pode ser um instrumento de liberdade para o professor e para o aluno com necessidades educacionais especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DE GEOGRAFIA, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID2129_13102016220051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL TAVARES PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "SAMUEL PINHEIRO" "autor_email" => "SAMUELPINHEIRO32@GMAIL.CO" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }