O surgimento de políticas públicas nacionais, além de documentos e declarações internacionais que corroboraram para os primeiros passos da proposta de inclusão em educação, e a definição de metas e objetivos à educação básica e a formação de professores. Considerando tais mudanças neste estudo deu-se ênfase em questionar a formação inicial de professores, uma vez que a este profissional é imposto o desafio de disseminar conhecimentos que visem à construção de uma melhor qualidade de vida e promover a inclusão dos alunos, tendo em suas mãos, o poder de promover a sua ascensão ou exclusão. O objetivo deste estudo é analisar como a proposta de educação inclusiva está concebida no processo de formação docente do curso de Licenciatura Plena em Geografia da UFC, tendo em vista os documentos oficiais, nacionais e internacionais. A ideia da pesquisa foi identificar os desafios dos professores em desenvolver o ensino de Geografia para alunos com necessidades educacionais especiais, atendendo a premência de um curso de formação inicial. O estudo de abordagem qualitativa teve como sujeitos investigados, os professores formadores do curso. Entende-se que é importante analisar como as recentes reformas curriculares, que dizem respeito à educação inclusiva, aparecem nos cursos de formação inicial de professores. Entende-se que a necessidade de se discutir o comprometimento do espaço de formação inicial de professores surge diante da conjuntura e do papel social que os centros de formação docente exercem. Na coleta de dados houve a realização dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de entrevistas semi-estruturadas. A partir dos resultados obtidos é possível pensar como tal proposta aparece no curso de formação inicial de professores da escola básica e, como a Geografia, quando bem utilizada, pode ser um instrumento de liberdade para o professor e para o aluno com necessidades educacionais especiais.