O presente estudo teve como objetivo possibilitar a experiência de formação inicial dos discentes do curso de Educação Física do UNIPÊ participantes do Programa PIBID, dentro do contexto escolar iniciado com a exploração e aprofundamento do conteúdo de Atividades Circenses e inclusão na educação física escolar. Foi realizado através de aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Eugênio Lins de Albuquerque, localizada no bairro do Ernesto Geisel, na cidade de João pessoa- PB. Privilegiou cerca de cento e oitenta discentes de ambos os sexos, estando incluídas entre elas crianças portadoras de necessidades especiais, tais como síndrome de down, autismo e TDAH, pertencentes à primeira fase do ensino fundamental (Pré I ao 4º ano), com idade entre 05 e 11 anos, no turno da manhã, com uma intervenção semanal de duas aulas de 30 minutos de duração em cada turma, entre os meses de julho a dezembro de 2015, onde os mesmos foram levados a conhecer e diferenciar atividades praticadas no âmbito circense, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem dos vários benefícios ao funcionamento do corpo humano, como coordenação motora, domínio visual, flexibilidade, força, equilíbrio, noções de lateralidade e direção, entre outros, e desenvolvendo nos alunos diferentes aspectos pessoais, como a sensibilidade na expressão corporal, a cooperação, o desenvolvimento da criatividade, a melhora da auto superação e da autoestima. Assim, esse trabalho apresenta o desenvolvimento da prática da iniciação à docência em educação física, possibilitado a partir das experiências dos discentes no PIBID do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, pela exploração e aprofundamento do conteúdo.