Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL

Palavra-chaves: TERAPIA OCUPACIONAL, PARALISIA CEREBRAL, TECNOLOGIA ASSISTIVA Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A paralisia cerebral é uma disfunção predominantemente sensório-motora que envolve os distúrbios de tônus muscular, postura e movimentos voluntários e é ocasionada por lesões cerebrais, geralmente associadas com hipóxia e/ou anóxia no período de maturação estrutural e funcional do cérebro. O uso da Tecnologia Assistiva mostra-se essencial no processo de inclusão escolar das crianças com deficiência física, pois contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais e, assim, promover uma vida independente e a inclusão. Neste contexto, o presente trabalho objetivou relatar a experiência da utilização de tecnologia assistiva para maximizar as habilidades funcionais, promovendo autonomia na realização das atividades e contribuindo para o processo de inclusão escolar e social da criança com paralisia cerebral. Em diversos casos, é de fundamental importância que toda a equipe escolar, em especial, os professores, recebam suporte de profissionais da área da saúde. Estes profissionais configuram-se como parceiros importantes para o sucesso da inclusão escolar dos estudantes com deficiência. Os resultados indicam que o uso tecnologia assistiva promoveu uma mudança de atitude do aluno, visto que este passou a ter um maior envolvimento e participação nas aulas, favorecendo uma melhor postura para a realização de suas atividades em classe, possibilitando manuseio de materiais escolares, sendo estes pré-requisitos para escrita independente. Diante desse contexto, é importante ressaltar a importância da aproximação dos profissionais terapeutas ocupacionais no processo de inclusão escolar.

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